Os resíduos hospitalares resultam de ações de prestação de cuidados de saúde, seja a seres humanos, ou a animais, nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação ou investigação e ensino, assim como de outras atividades que envolvem procedimentos invasivos (ex: piercings e tatuagens, acupuntura…). Pela especificidade de alguns desses resíduos, constituem-se como um importante problema ambiental e para a Saúde Pública, portanto merecem uma atenção especial na sua triagem e rejeição.
No dia 26 de novembro de 2021, a turma do 12º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde fez uma sessão de esclarecimento aos alunos do 11º ano do Curso Profissional de Técnico da Qualidade, alusiva à triagem e rejeição de resíduos hospitalares. Esta atividade pretendeu capacitar os alunos para a classificação e diferenciação dos resíduos hospitalares, sensibilizá-los para o seu impacto ambiental e na Saúde Pública, demonstrar a sua correta triagem e promover a partilha de conhecimentos e a interação entre alunos de diferentes turmas/cursos.
A iniciativa resultou de uma DAC entre as disciplinas de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais (Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde) e Gestão da Qualidade (Curso Profissional de Técnico da Qualidade).
Ana Cláudia Fernandes e Elisa Borlido