Serviço de Psicologia e Orientação

SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

Os diplomas legais que regulamentam os SPO e a carreira do Psicólogo Escolar definem o conteúdo funcional destes serviços, dos seus técnicos, essencialmente assente em três domínios. Outros, mais gerais no que respeita aos SPO, atribuem algumas competências funcionais específicas a estes serviços. Com base neste enquadramento legal*, estão recomendados, superiormente, três grandes eixos de intervenção para os SPO, que deverão constituir a base de funcionamento destes serviços, e das atividades a desenvolver em cada ano letivo:

• Eixo I – Orientação Escolar e Profissional (OEP);
  • Eixo II – Apoio Psicológico e Psicopedagógico;
  • Eixo III – Apoio e Aconselhamento/Consultoria à Comunidade Educativa;
  • Eixo IV – Outras parcerias com equipas integradas na comunidade escolar (em regime articulação com os outros eixos).

Escola sede: Bloco 5, sala 27-SPO

Escolas agrupadas: sala própria para o efeito

Equipa Técnica SPO

Tânia Filipa Esteves Lima de Sousa – taniasousa_spo@aev.edu.pt

Psicóloga/Coordenadora do SPO a exercer funções a tempo inteiro, neste serviço (35h), com sede no Agrupamento de Escolas de Valdevez. Presta serviço direto no Agrupamento no regime dos 4 principais domínios de intervenção do Psicólogo Escolar e enquanto Coordenadora do SPO (Elemento integrante: da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva; do Conselho Pedagógico; da Equipa/Programa de Educação para a Saúde; do Programa de Mentoria; do Programa de Tutoria de Caráter Preventivo…).

Débora José Teixeira Gonçalvesdebora_psicologa@aev.edu.pt

Psicóloga em exercício de funções a tempo inteiro (35h), no Agrupamento de Escolas de Valdevez. Presta serviço no âmbito do Programa Tutoria de Caráter Preventivo – Envolver para Aprender (Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar – Medida Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário), mediante resposta às orientações da tutela e às necessidades do projeto em causa. Subsidiariamente, a técnica apoia o SPO no Eixo I (Orientação Escolar e Profissional).

Ana Isabel da Rocha Alpuim – anaalpuim_psicologa@aev.edu.pt

Psicóloga a exercer funções a tempo parcial (18h), no Agrupamento de Escolas de Valdevez. Presta serviço direto aos Cursos Profissionais do Agrupamento, no âmbito do projeto POCH. Subsidiariamente, a técnica apoia o SPO no Eixo I (Orientação Escolar e Profissional).

Links de interesse

Tab content area

• Decreto-Lei n.º 190/91 de 17 Maio;
  • Decreto-Lei n.º 300/97 de 31 Outubro;
  • Decreto-lei n.º 54/20018, de 6 de julho
  • Despacho Normativo 50/2005;
  • Lei 39/2010;
  • Despacho Normativo 1/2006;
  • Princípios Éticos e Deontológicos da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP);
  • Referencial Técnico para os Psicólogos Escolares (2016, DGE e OPP)
  • Documento: Orientações para o Trabalho em Psicologia Educativa nas Escolas (2018, DGE e OPP)
  • Código Deontológico OPP, publicado em DR – 2ª serie nº246/2
  • Regulamento Interno AEV