Observatório da Qualidade

Ligação para o questionário, entre os dias 23 e 31 de maio
Observatório da Qualidade
Documentos
Resultados

  Observatório da Qualidade – Apresentação

O Observatório da Qualidade (OdQ) é o órgão do AEV que afere e promove a qualidade da ação educativa nas suas escolas, assim como os seus níveis de eficiência e eficácia. Através de sucessivos procedimentos de autoavaliação de todos os setores educativos e de análise documental, orienta a sua ação no sentido de melhorar sistematicamente a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, promovendo a autorreflexão e a autorregulação sistemáticas. Tem como referentes os objetivos e as metas dos documentos estruturantes do AEV, muito especialmente do Projeto Educativo (PE).

Este observatório tem desenvolvido a sua ação em articulação com as estruturas intermédias, nomeadamente com as que estão representadas no Conselho Pedagógico. A colaboração com a Associação de Pais de Encarregados de Educação tem também sido uma prioridade, no sentido de que a intervenção destes últimos na formação dos seus educandos seja cada vez mais percetível. Não se pede que os encarregados de educação passem tempo na escola, mas que acompanhem a formação académica das crianças e dos jovens, mantendo a ligação com esta estrutura educativa, cujo elo privilegiado é o DT. Evidentemente, a sua presença na escola é sempre um sinal positivo e importante, mas alguns procedimentos podem ser agilizados à distância, pelo que este Observatório tem tentado implementá-los gradualmente.

A ação do OdQ tem-se desenvolvido em várias frentes, nomeadamente na auscultação da opinião dos intervenientes na vida académica das crianças e dos jovens, sobretudo através de questionários dirigidos aos alunos, aos EE, aos assistentes (operacionais e técnicos) e aos docentes, na tentativa de perceber o que pode fazer-se para melhorar os procedimentos e, consequentemente, tornar o processo de ensino e aprendizagem cada vez mais eficaz. Considerando que uma das queixas mais frequentes tem a ver com procedimentos burocráticos excessivos e repetitivos, tem-se procurado simplificar alguns deles. Evidentemente, não são alterações que possam fazer-se com a rapidez que desejaríamos, porque há que assegurar o cumprimento dos normativos legais. Mas já começaram a ver-se alguns resultados no segundo período e o trabalho continua a ser desenvolvido por várias equipas de trabalho constituídas por elementos do OdQ, por DT, por docentes do EE (ensino especial) e por representantes dos serviços administrativos.

Os procedimentos autoavaliativos refletem-se também nos relatórios trimestrais de análise dos resultados da avaliação sumativa periódica e no relatório anual de autoavaliação, publicados nesta secção do OdQ da página do AEV.

Para melhorar a comunicação entre os diferentes elementos da comunidade escolar no que diz respeito à qualidade do serviço educativo, abre-se, agora, mais uma via – o mail – que poderá agilizar algumas intervenções. Não queremos, contudo, deixar de reiterar a ideia de que os interlocutores privilegiados entre os EE e a escola são os DT, ficando esta via aberta para situações que, por algum motivo, não se enquadrem nessa relação institucional. Assim, sempre que considere oportuno entrar em contacto com o Observatório da Qualidade do AEV, pode enviar um mail para o seguinte endereço: observatoriodaqualidade@aev.edu.pt.

Inquérito – Instalações do Agrupamento / Escola

Ano letivo 2021/2022

Ligação para o questionário, entre os dias 23 e 31 de maio: Pode aceder aqui ao questionário (apenas durante o período estipulado).