Observatório da Qualidade – Apresentação
O Observatório da Qualidade (OdQ) é o órgão do AEV que afere e promove a qualidade da ação educativa nas suas escolas, assim como os seus níveis de eficiência e eficácia. Através de sucessivos procedimentos de autoavaliação de todos os setores educativos e de análise documental, orienta a sua ação no sentido de melhorar sistematicamente a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, promovendo a autorreflexão e a autorregulação sistemáticas. Tem como referentes os objetivos e as metas dos documentos estruturantes do AEV, muito especialmente do Projeto Educativo (PE).
Este observatório tem desenvolvido a sua ação em articulação com as estruturas intermédias, nomeadamente com as que estão representadas no Conselho Pedagógico. A colaboração com a Associação de Pais de Encarregados de Educação tem também sido uma prioridade, no sentido de que a intervenção destes últimos na formação dos seus educandos seja cada vez mais percetível. Não se pede que os encarregados de educação passem tempo na escola, mas que acompanhem a formação académica das crianças e dos jovens, mantendo a ligação com esta estrutura educativa, cujo elo privilegiado é o DT. Evidentemente, a sua presença na escola é sempre um sinal positivo e importante, mas alguns procedimentos podem ser agilizados à distância, pelo que este Observatório tem tentado implementá-los gradualmente.
A ação do OdQ tem-se desenvolvido em várias frentes, nomeadamente na auscultação da opinião dos intervenientes na vida académica das crianças e dos jovens, sobretudo através de questionários dirigidos aos alunos, aos EE, aos assistentes (operacionais e técnicos) e aos docentes, na tentativa de perceber o que pode fazer-se para melhorar os procedimentos e, consequentemente, tornar o processo de ensino e aprendizagem cada vez mais eficaz. Considerando que uma das queixas mais frequentes tem a ver com procedimentos burocráticos excessivos e repetitivos, tem-se procurado simplificar alguns deles. Evidentemente, não são alterações que possam fazer-se com a rapidez que desejaríamos, porque há que assegurar o cumprimento dos normativos legais. Mas já começaram a ver-se alguns resultados no segundo período e o trabalho continua a ser desenvolvido por várias equipas de trabalho constituídas por elementos do OdQ, por DT, por docentes do EE (ensino especial) e por representantes dos serviços administrativos.
Os procedimentos autoavaliativos refletem-se também nos relatórios trimestrais de análise dos resultados da avaliação sumativa periódica e no relatório anual de autoavaliação, publicados nesta secção do OdQ da página do AEV.
Para melhorar a comunicação entre os diferentes elementos da comunidade escolar no que diz respeito à qualidade do serviço educativo, abre-se, agora, mais uma via – o mail – que poderá agilizar algumas intervenções. Não queremos, contudo, deixar de reiterar a ideia de que os interlocutores privilegiados entre os EE e a escola são os DT, ficando esta via aberta para situações que, por algum motivo, não se enquadrem nessa relação institucional. Assim, sempre que considere oportuno entrar em contacto com o Observatório da Qualidade do AEV, pode enviar um mail para o seguinte endereço: observatoriodaqualidade@aev.edu.pt.
Ano letivo 2021/2022
Relatório da análise dos resultados da avaliação sumativa do 1º período
Relatório da análise dos resultados da avaliação sumativa do 2º período
Relatório da análise dos resultados da avaliação sumativa do 3º período
Questionário aos docentes – julho 2022
Questionário sobre os espaços escolares – Alunos, EE e Assistentes – maio 2022
Ano letivo 2020/2021
Relatório de autoavaliação AEV 2020/2021
Relatório da análise dos resultados da avaliação sumativa do 3º período
Painel sobre indisciplina – Relatório
E@D Análise dos questionários aos alunos
E@D Análise dos questionários aos EE
E@D Análise dos questionários aos docentes
E@D Relatório final – março 2021
Ano letivo 2019/2020
E@D – Questionário aos professores e aos alunos – Análise das respostas
Síntese sobre a autorreflexão dos departamentos – Final do ano letivo 2019/2020