Observatório da Qualidade

Observatório da Qualidade
Documentos
Resultados

  Observatório da Qualidade – Apresentação

O Observatório da Qualidade (OdQ) é um novo órgão do AEV que afere e promove a qualidade da ação educativa nas suas escolas, assim como os seus níveis de eficiência e eficácia. Através de sucessivos procedimentos de autoavaliação de todos os setores educativos e de análise documental (Planos de ação, relatórios, atas, questionários,…), deve orientar a sua ação no sentido de melhorar sistematicamente a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, promovendo a autorreflexão e a autorregulação sistemáticas. Tem como referentes os objetivos e as metas dos documentos estruturantes do AEV, nomeadamente, o Projeto Educativo (PE), os Planos de Ação dos diferentes órgãos, o Plano de Intervenção da Diretora, o Plano Anual de Atividades (PAA), entre outros, para além dos documentos do EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional).

Pretende-se que constituam este órgão representantes de todos os setores da comunidade educativa (alunos, professores, assistentes operacionais, assistentes técnicos, encarregados de educação, CG) e um Amigo Crítico, exterior ao AEV, que ajude a lançar um olhar mais objetivo, distante e crítico sobre as práticas, com vista a potenciar os pontos fortes, a corrigir ou atenuar os mais frágeis ou até negativos e a potencializar as oportunidades, nomeadamente as parcerias. O coordenador deste órgão é nomeado pela Direção e tem assento no Conselho Pedagógico.

O OdQ tem diferentes áreas de intervenção e funcionará em secções. Este órgão reunir-se-á pelo menos quatro vezes por ano letivo. Na primeira reunião do período de vigência, será elaborado um plano de ação que será alvo de monitorização e avaliações intercalares, com vista à autorregulação; no fim desse período, será feita uma autoavaliação final.

Resultados