ECO ESCOLAS – À Descoberta do meio natural

As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, na Área de Conhecimento do Mundo, expressam a relevância da educação ambiental no Pré-escolar, considerando fundamental que as crianças aprendam a respeitar a natureza, compreendendo que todos dependemos dos seus recursos, e, por isso, devemos usá-los de forma inteligente.

A implementação de programas que promovam a aproximação da criança ao meio natural, explorando, observando, experimentando, conhecendo a biodiversidade, compreendendo as relações e fenómenos, leva a que estabeleçam uma relação forte com a natureza.  As saídas de campo ao meio envolvente, para observação das alterações da paisagem e recolha de elementos, para desenvolver, em contexto sala, atividades que promovam aprendizagens diversificadas, são práticas comuns nos vários Jardins de Infância do AEV. Estas, são fundamentais para que as crianças desenvolvam uma postura de respeito, ligação e fruição ao mundo natural e sejam intervenientes ativos na construção de um mundo sustentável.

Departamento da Educação Pré-escolar