Visita de estudo ao Hospital de Santa Luzia, à Vianaplásticos e Navio-Hospital Gil Eannes

No dia 26 de abril, os|as alunos|as do 10º ano dos Cursos Profissionais de Técnico|a da Qualidade e de Técnico|a Auxiliar de Saúde fizeram uma visita a vários locais de interesse no âmbito da sua formação profissional. No Hospital de Santa Luzia, os|as alunos|as tiveram oportunidade de visitar dois serviços distintos, mas com funcionamento complementar: bloco operatório central e esterilização. No bloco operatório, após uma breve introdução acerca do funcionamento do serviço, das suas especificidades e elementos constituintes da equipa multidisciplinar, foi possível observar as salas de cirurgia, os tipos de equipamentos, o recobro e o espaço de stock de grandes dimensões. Na esterilização, a turma do Curso Profissional de TAS compreendeu que o material segue um circuito, desde que dá entrada nesse espaço até ao momento da sua expedição para os restantes serviços e instituições da ULSAM, evitando a contaminação cruzada: material contaminado – espaço de inspeção – embalamento – esterilizador – armazenamento de material esterilizado. Durante esse processo, há vários requisitos a cumprir, para que o material e os equipamentos sejam devidamente descontaminados. Na Vianaplásticos, uma empresa dedicada à produção de componentes plásticos de alta precisão e elevado rigor dimensional, a turma do Curso Profissional de TQA foi recebida pelo José Luís Goncalves, membro do Conselho de Administração, e pela Ana Silva, Quality Manager, que proporcionaram uma visita técnica às várias instalações da empresa e, ainda, uma aula em chão de fábrica, identificando todas as tarefas que desempenha um|a Técnico|a da Qualidade naquele contexto industrial. Durante a tarde, as duas turmas beneficiaram de uma visita guiada ao Navio Hospital Gil Eannes, ficando a conhecer a sua história, a sua importância na prestação de cuidados e a organização dos serviços de saúde no passado.

As Diretoras de Curso, Ana Cláudia Fernandes e Elisa Borlido