No passado dia 6 de junho, os alunos do 9ºF do Agrupamento de Escolas de Valdevez realizaram uma visita de estudo ao Porto, no âmbito das unidades curriculares das disciplinas, Geografia, Francês e Cidadania e Desenvolvimento.  As ruas da cidade, com os múltiplos edifícios e espaços foram as salas de aula deste grupo de alunos que observaram, ouviram, perguntaram, fotografaram, andaram, conversaram, riram e sobretudo sentiram.  A visita à cidade teve como ponto de partida a Ribeira, oferecendo uma perspetiva única sobre a sequência de pontes de travessia do Douro aqui situadas. O percurso continuou pela Praça do Infante, que aglomera intervenções medievais e góticas como a igreja de S. Francisco, o Instituto do Vinho do Porto, o neoclassicismo presente no eclético Palácio da Bolsa, ou ainda a arquitetura de ferro do Mercado Ferreira Borges. Prosseguiu-se em direção à Sé românica, submetida a várias intervenções ao longo dos séculos e a partir daqui o percurso continuou em direção à estação de S. Bento, que deve a sua designação ao facto de aí se ter situado o Convento de S. Bento, demolido para instalação da gare de chegada da locomotiva a vapor ao centro da cidade. Já na rua de Santa Catarina, tiveram oportunidade de observar o relógio na fachada do edifício da Fnac, que não se limita a assinalar a passagem do tempo, mas conta também um pouco da história do Porto e de algumas das suas figuras mais emblemáticas, Infante D. Henrique, Almeida Garrett, Castelo Branco e São João, que saem de um compartimento fechado e desfilam por 2 minutos apresentando as horas. Observaram, ainda, a arquitetura exterior do Café Majestic e tiveram a oportunidade de verificar as consequências do boom turístico numa das mais emblemáticas artérias da Idade Moderna do Porto. Rumo ao autocarro, em plena Baixa do Porto, observaram o Café A Brasileira, um dos mais emblemáticos cafés da cidade do Porto. Por fim, rumaram à praia Leça da Palmeira, Matosinhos, onde puderam observar as piscinas de marés projetadas pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira e passear na orla marítima. No final da tarde, antes do regresso, ainda tiveram oportunidade de ver montras e jantar no Mar Shopping.

Foi sem dúvida um dia cheio de muitas emoções!

As professoras, Dulce Barreto, Rosa Monteiro e Vera Dias