Visita de estudo – CASA DA COSTA E ECO PARQUE DO PÉ DESCALÇO

O dia 14 de junho foi um dia marcado por muita alegria, brincadeiras e muita diversão.

Os alunos do 1.º ano da EB Prof. António de Melo Machado realizaram uma visita de estudo. Primeiro visitaram a Casa da Costa, em Cendufe, a casa onde o padre Himalaya nasceu e, de seguida, o “Eco Parque do Pé Descalço”, situado em Freixo, Ponte de Lima.

Na Casa da Costa fomos recebidos com muito carinho pela D. Milinha que nos mostrou a casa onde nasceu esta personalidade arcuense. Ficamos, assim, a conhecer as suas origens, o seu modo de vida bem como relembrar o seu interesse pelas plantas medicinais e pelas energias renováveis. Claro que não pode faltar o delicioso chá com as plantas do padre Himalaya, que a D. Milinha tão carinhosamente nos preparou e que foi muito apreciado por todos.

Seguimos para o Eco Parque do Pé Descalço onde pudemos experimentar diversas atividades desportivas em contexto Natureza. As palavras-chave foram diversão e natureza. Houve muitas brincadeiras livres e experiências sensoriais. Os kartings,  a almofada/trampolim gigante, o slide, o arborismo e o trilho do “Pé Descalço”, que apelava aos cinco sentidos, fizeram as delícias de todos!

Esta atividade permitiu desenvolver competências de preservação e valorização do património local, cultural e histórico; fomentar a aquisição de conteúdos curriculares de forma lúdica; garantir qualidade nas relações humanas que se estabelecem e estimular o convívio e a alegria.

Foi um dia repleto de fortes emoções, de momentos mágicos e inesquecíveis. Os alunos mostraram-se muito interessados por todas as atividades desenvolvidas tendo-se proporcionado vários momentos de partilha de conhecimento e de convívio!

Alunos do 1.º ano EB Prof. António Melo Machado