Visita à Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez– 10º ano do curso TAS

No dia 6 de junho de 2022, realizou-se uma visita de estudo, com a turma 10ºH do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, à Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez. Os alunos prepararam jogos de estimulação cognitiva, os quais utilizaram para criar uma dinâmica de interação com os idosos da instituição. A atividade teve diferentes objetivos, nomeadamente: conhecer o conceito, importância e exemplos de jogos de estimulação cognitiva; adquirir capacidades de construção de pequenos jogos de entretenimento e estimulação; desenvolver competências de comunicação; promover a socialização e o bem-estar dos utentes; reconhecer a importância de demonstrar interesse e disponibilidade na interação com os utentes.

Os alunos tiveram a possibilidade de serem divididos pelos diferentes pisos da Unidade de Cuidados Continuados, o que permitiu um primeiro contacto para aqueles que irão desenvolver a sua Formação em Contexto de Trabalho na instituição. A dinâmica ajudou-os a interagirem com alguns utentes, mesmo que de modo informal, e também possibilitou conhecer alguns profissionais.

O feedback dos alunos relativamente à experiência foi positivo.

Ana Cláudia Fernandes