Exames Nacionais/ Provas

Alertam-se todos os alunos para a importância de consultar toda a informação disponível nesta página.
[Página atualizada a 23 de fevereiro d
e 2024]

Inscrições
IAVE
Normativos

Inscrições – Exames – 2024

EXAMES FINAIS NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO

As inscrições para os exames nacionais e provas de equivalência à frequência decorrem no período de 26 de fevereiro a 08 de março, online na plataforma nacional PIEPE:

https://jnepiepe.dge.mec.pt.

As inscrições devem ser feitas pelo Encarregado de Educação, no caso dos alunos menores ou pelo próprio aluno, no caso de alunos maiores.

Os alunos que pretenderem candidatar-se ao ensino superior público em 2024 devem pedir a senha de acesso ao sistema de candidatura online da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e, no ato de inscrição nos exames finais nacionais ou no pedido da Ficha ENES, devem inserir na PIEPE o recibo do pedido de atribuição de senha.

Devem seguir as instruções indicadas na plataforma e/ou consultando o manual de Instruções da plataforma PIEPE disponível na página da Escola.

Antes de proceder ao registo na PIEPE, todo o aluno que não seja portador de cartão de cidadão tem de solicitar nos serviços administrativos da escola a atribuição de um número interno.

Os alunos de 12ºano realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria de nota, relevando o seu resultado apenas para efeitos de acesso ao ensino superior (Despacho Normativo n.º 4-/2024, de 21 de fevereiro).

Os alunos de 11ºano realizam exames finais nacionais na/s disciplina/s terminais (11º) que escolherem para efeitos de classificação final da disciplina e conclusão do curso, de acordo com o disposto na legislação em vigor (ver Portaria 278/2023, de 8 de setembro e DL 62/2023, de 25 de julho), e/ou na(s) que elejam como provas de ingresso.

Devem consultar os seguintes documentos:

 

Guia Geral de Exames 2024

Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior

Disponível em:

Sítio da DGE/JNE: https://www.dge.mec.pt/informacoes-1

Portal da Direção-Geral do Ensino Superior: https://dges.gov.pt/pt

 

  • Disponibilizam-se as informações relativas às informações-provas de 2023/2024

    Consulte-as acedendo à