Exames Nacionais/ Provas

Alertam-se todos os alunos para a importância de consultar toda a informação disponível nesta página.
[Última atualização a 22 de junho
de 2022]

Inscrições
Normativos
IAVE
Calendários
Orais Língua Estrangeira - 1.ªFase
Exames 517 (Francês) e 550 (Inglês)
Pedido de consulta e reapreciação
Modelos e Informações
Pedido de consulta e reapreciação
1.ªfase
Pedido de consulta e reapreciação
2.ªfase

Inscrições – Exames – 2022
Provas e Exames Nacionais do Ensino Secundário

As inscrições para os exames nacionais e provas de equivalência à frequência decorrem nos seguintes períodos:

A plataforma PIEPE encerra às 15 horas do dia 20 de julho de 2022

 

Ajudas em vídeo

Manual de instruções PIEPE – Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames

FAQ’S PIEPE – ESCOLAS

Pedido de atribuição de senha para candidatura online 2022


As inscrições devem ser feitas pelo Encarregado de Educação, no caso dos alunos menores ou pelo próprio aluno, no caso de alunos maiores.

Os alunos que pretenderem candidatar-se ao ensino superior público devem pedir a senha de acesso ao sistema de candidatura on-line da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) [aqui] e, no ato de inscrição nos exames finais nacionais, devem inserir na PIEPE o recibo do pedido de atribuição de senha.

Devem seguir as instruções indicadas na plataforma e/ou consultando o manual de Instruções da plataforma PIEPE disponível aqui.

Antes de proceder ao registo na PIEPE, todo o aluno que não seja portador de cartão de cidadão tem de solicitar junto da escola de inscrição a atribuição de um número interno.

Os alunos realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria de nota, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso.

Podem ainda realizar os exames finais nacionais os alunos autopropostos para aprovação de disciplinas.

Em caso de dúvida, podem enviar email para exames-nacionais@aev.edu.pt ou consultar os documentos disponíveis no separador NORMATIVOS.

Disponibilizam-se as informações relativas às provas de 2021/2022.

Consulte-as acedendo à

Disponibiliza-se a retificação à Informação-Prova Geral 2021/2022, decorrente da publicação do Decreto-Lei n.º 27-B/2022, de 23 de março.

Componente Oral do Exame Nacional da LE 517 (Francês) – dia 01/7 às 10.00h

Componente Oral do Exame Nacional da LE 550 (Inglês) – dia 29/06 às 10.00h

Modelos

Provas Finais e Exames Finais Nacionais:

 Modelo 09 – Requerimento para Consulta da Prova

 Modelo 11 – Requerimento para Reapreciação de Prova

 Modelo 11 – A – Alegação Justificativa da Reapreciação da Prova

 Modelo 10 – Requerimento para Retificação das Cotações

 Modelo 14 – Requerimento para Reclamação da Prova

 Modelo 14 – A – Alegação Justificativa da Reclamação da Prova

 

Pedidos de consulta de prova e pedidos de reapreciação

  Informações

ENSINO SECUNDÁRIO-CCH | Exames Finais Nacionais

2021/2022 – 1.ª Fase

Pedidos de consulta de prova e pedidos de reapreciação

PROCEDIMENTOS:

  • Afixação dos resultados de todos os exames/provas – dia 19 de julho (3ª feira).
  • Pedido de consulta das provas – no próprio dia e no dia útil seguinte ao da publicação da classificação: dias 19 e 20 de julho (3ª e 4ª feira) – O requerimento para consulta da prova (Modelo 09/JNE) deve ser descarregado, preenchido e enviado para o correio eletrónico exames-nacionais@aev.edu.pt pelo encarregado de educação/aluno, quando maior e deve ser dirigido ao Diretor.  No corpo do email, deve identificar-se, com nome e nº CC; no assunto, deve escrever “pedido de consulta”.
  • Levantamento das fotocópias da prova/s pedida/s, na reprografia: até ao dia útil seguinte ao pedido de consulta. (20 ou 21 de julho) – assinatura do documento no ato da entrega.
  • Pedido de reapreciação das provas: nos dois dias úteis seguintes após receber as cópias – dias 22 e 25 de julho (6ª e 2ª feira) – O aluno/E.E. envia o modelo 11/JNE devidamente preenchido e a alegação no modelo 11-A/JNE, para o mesmo endereço de correio eletrónico. No corpo do email, deve identificar-se, com nome e nº CC; no assunto, deve escrever “pedido de reapreciação”.
  • Após o envio referido no ponto anterior, o encarregado de educação /aluno quando maior  dirige-se à secretaria para proceder à assinatura do documento e efetuar o  depósito de €25.
  • Afixação dos resultados das reapreciações – 12 de agosto (6ª feira)
  • Reclamação à reapreciação – prazo de dois dias úteis a contar da data da afixação dos resultados da reapreciação, nos modelos 14 e 14-A/JNE (artigo 49º do regulamento de exames 2022).

Nota: a afixação das pautas de classificação nas escolas, em suporte papel, constitui o único meio oficial de comunicação dos resultados, sendo contados a partir das datas de afixação os prazos consequentes. Nº14 do art.48º do Regulamento de exames, despacho nº7-A/2022, de 24 de março.

ENSINO SECUNDÁRIO-CCH | Exames Finais Nacionais

2021/2022 – 2.ª Fase

Pedidos de consulta de prova e pedidos de reapreciação

PROCEDIMENTOS:

  • Afixação das Pautas dos resultados – 5 de agosto (6ª feira).
  • Pedido de consulta das provas – no próprio dia e no dia útil seguinte ao da publicação da classificação: dias 5 e 8 de agosto (6ª e 2ª feira) – O requerimento para consulta da prova (Modelo 09/JNE) deve ser descarregado, preenchido e enviado para o correio eletrónico exames-nacionais@aev.edu.pt pelo encarregado de educação/aluno quando maior e deve ser dirigido ao Diretor.  No corpo do email, deve identificar-se, com nome e nº CC; no assunto, deve escrever “pedido de consulta”.
  • Levantamento na reprografia das fotocópias da prova/s realizada/s: até ao dia útil seguinte ao pedido de consulta. (8 e 9 agosto).
  • Pedido de reapreciação das provas: nos dois dias úteis seguintes após receber as cópias – dias 10 e 11 agosto (4ª e 5ª feira) – O aluno/E.E. envia o modelo 11/JNE devidamente preenchido e a alegação no modelo 11-A/JNE, para o mesmo endereço de correio eletrónico. No corpo do email, deve identificar-se, com nome e nº CC; no assunto, deve escrever “pedido de reapreciação”.
  • Afixação dos resultados das reapreciações – 29 de agosto (2ª feira).
  • Reclamação à reapreciação – prazo de dois dias úteis a contar da data da afixação dos resultados da reapreciação, nos modelos 14 e 14-A/JNE (art.49º do regulamento de exames 2022).

Nota: a afixação das pautas de classificação nas escolas, em suporte papel, constitui o único meio oficial de comunicação dos resultados, sendo contados a partir das datas de afixação os prazos consequentes. Nº14 do art.48º do Regulamento de exames, despacho nº7-A/2022, de 24 de março.