Exames Nacionais/ Provas

Alertam-se todos os alunos para a importância de consultar toda a informação disponível nesta página.
[Última atualização a 16 de maio
de 2022]

Inscrições
Normativos
IAVE
Calendários

Inscrições – Exames – 2021
Provas e Exames Nacionais do Ensino Secundário

As inscrições para os exames nacionais e provas de equivalência à frequência decorrem nos seguintes períodos:

Ajudas em vídeo

Manual de instruções PIEPE – Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames

FAQ’S PIEPE – ESCOLAS

Pedido de atribuição de senha para candidatura online 2021


As inscrições devem ser feitas pelo Encarregado de Educação, no caso dos alunos menores ou pelo próprio aluno, no caso de alunos maiores.

Os alunos que pretenderem candidatar-se ao ensino superior público devem pedir a senha de acesso ao sistema de candidatura on-line da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) [aqui] e, no ato de inscrição nos exames finais nacionais, devem inserir na PIEPE o recibo do pedido de atribuição de senha.

Devem seguir as instruções indicadas na plataforma e/ou consultando o manual de Instruções da plataforma PIEPE disponível aqui.

Antes de proceder ao registo na PIEPE, todo o aluno que não seja portador de cartão de cidadão tem de solicitar junto da escola de inscrição a atribuição de um número interno.

Os alunos realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria de nota, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso.

Podem ainda realizar os exames finais nacionais os alunos autopropostos para aprovação de disciplinas.

Em caso de dúvida, podem enviar email para exames-nacionais@aev.edu.pt ou consultar os documentos disponíveis no separador NORMATIVOS.

Disponibilizam-se as informações relativas às provas de 2021/2022.

Consulte-as acedendo à

Disponibiliza-se a retificação à Informação-Prova Geral 2021/2022, decorrente da publicação do Decreto-Lei n.º 27-B/2022, de 23 de março.