JORNADAS 0 EFP – Ensino e Formação Profissional

Desde a implementação do EQAVET no AEV, o Ensino Profissional tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade positiva e reconhecimento por parte de todos os stakeholders. As ações desenvolvidas são cada vez mais estruturadas e maximizadas para que os alunos do EFP tenham acesso a conteúdos importantes quer a nível académico, quer a nível knowledge útil e importante para as escolhas futuras.

Nesse sentido, as Diretoras de Curso do AEV prepararam e operacionalizaram as primeiras jornadas dedicadas ao EFP: “Jornadas 0 – EFP”. A atividade foi preparada para ser desenvolvida ao longo de 3 dias mas, por motivos alheios à organização, uma das atividades previstas será desenvolvida em fevereiro.

No dia 17 de janeiro, da parte da manhã os alunos do 3.º ano do EFP tomaram conhecimento de várias medidas de apoio ao emprego transmitidas pela organização EUROPE DIRECT, sediada no IPCA. A sessão foi dinamizada pelo Dr. Hugo Novo e pela Dra. Sónia Trancoso, ambos ligados ao IEFP. O primeiro orador informou sobre os vários apoios ao emprego em Portugal e a Dra. Sónia informou sobre as várias oportunidades no espaço europeu. Durante a tarde, realizou-se o encontro entre os alunos dos 1.º e 2.º anos com Ex-alunos do EFP no AEV. Esta atividade realizou-se num formato diferente dos últimos anos. Desta vez, a opção foi que todos estivessem no mesmo espaço e revelou-se ser uma opção certa. Para além das especificidades de cada curso, os ex-alunos referiram e aconselharam em situações comuns a todos.

O dia 19 de janeiro, foi dedicado ao prosseguimento de estudos e/ou à formação ao longo da vida. Todos os alunos do EFP ouviram as informações transmitidas pela Dr.ª Catarina Fernandes e pela Dr.ª Olga Costa, do Gabinete de Acesso, sobre as possibilidades e apoios ao ingressar no IPVC. De seguida, os Eng.º Duarte Alves, coord. CTESP Mecatrónica, IPVC,  Engº Manuel Ribeiro, Cood. Ctesp Maquinaria e Impressão 3d, IPVC e Eng.ª Carla Ramos, Eng.ª Carla Ramos, Técnica Superior dos Laboratórios da ESTG-IPVC, IPVC conversaram com os alunos dos cursos de TEAC, TMEC e TQA sobre o desenvolvimento da formação nessa instituição mas também sobre outras possibilidades que os cursos frequentados possibilitam. Durante a tarde realizaram-se duas palestras. Uma para os alunos de TAS, dinamizada pelo Enf.º Miguel Garcia – Chefe da Unidade de Formação do Serviço de Gestão de Recursos Humanos da ULSAM, e outra para os alunos de TMEC e alunos do 3.º ano de TQA, dinamizada pelo Eng.º Hélder Francisco Prof. Responsável Curso Superior de Mecânica Automóvel, IPVC subordinada ao tema “O Futuro do Automóvel”.

Estas primeiras jornadas do EFP podem ser consideradas um sucesso quer ao nível académico, quer ao nível social. A qualidade dos oradores e a pertinência dos assuntos abordados captaram a atenção dos alunos e enriqueceram as suas aprendizagens.

Carolina Amorim, Coordenadora EFP