O cantar dos reis, também chamado “reisadas”, é uma secular tradição portuguesa que acontece entre o Natal (25 de dezembro) e o dia de Reis (6 de janeiro), assumindo características diferenciadoras em certas regiões.

Acompanhados por instrumentos musicais, grupos de amigos e conhecidos (reiseiros) vão de casa em casa, entoando cantigas com que se desejam boas festas e um feliz ano novo e se pede um donativo.

Na linha das tradições musicais portuguesas (e no âmbito de Educação Musical e de Música), podem ser manifestação de empatia com a comunidade educativa. Na escola, as quadras podem ser preparadas com os alunos, atividade que fomenta a criatividade e o gosto da poesia.

No dia 6 de janeiro, depois da sensibilização dos alunos e respetivo ensaio das canções, andámos a cantar pelas diversas habitações da freguesia de Paçô.

As pessoas gostaram e ofereceram moedas e chocolates.

Foi uma atividade diferente, tendo-se registado a espontaneidade e alegria das crianças.

Natércia Ventura, Educadora do JI