No âmbito da Saúde Escolar, no nosso Agrupamento, a enfermeira Auzenda Moreira está a desenvolver um projeto piloto que visa promover a inteligência socioemocional, aumentar a autoconsciência emocional, aprender a exprimir/ comunicar sentimentos e a melhorar a qualidade das relações, consigo mesmo e com os outros.

Trabalhar as emoções com as crianças é importante no sentido preventivo do desenvolvimento de problemas socio-emocionais. Aprender a exprimir e a comunicar os sentimentos aos outros diminui a possibilidade de manifestar comportamentos menos adequado numa situação emocionalmente complicada.

Porquê um projeto sobre Emoções?

Porque somos Emoção. É absolutamente inegável! As estatísticas falam por si – 13% das pessoas fracassam por falta de Quociente de Inteligência e 87% fracassam por falta de Inteligência Emocional.

Atualmente, as crianças apresentam diferentes formas de estar, pensar e sentir, obrigando-nos, também, a encontrar novas formas de atuação na educação e infância. Entregues a uma confusão de sentimentos contraditórios, as crianças necessitam cada vez mais de ajuda a (re)conhecer melhor os seus sentimentos, a nomeá-los e a fazer a distinção entre eles, nelas próprias e nos outros, assim aprendem a imaginar-se na perspetiva do outro, o que ajuda a desenvolver a sua consciência social. Quando envolvidas num ambiente que as convide a exprimir todas as suas emoções, incluídas as «negativas», as crianças podem ter cada vez mais domínio sobre os seus sentimentos e lidar com eles de forma tranquila e segura.

Para a implementação deste projeto, foram selecionadas todas as turmas A, em todos os níveis de ensino, deste Agrupamento e a turma do pré-escola de Paçô. O arranque deu-se no dia 10 de outubro de 2022 e cada turma será alvo de quatro sessões consecutivas e semanais. Presentemente, está a finalizar-se a intervenção no 2º e 3º ciclo e pretende-se iniciar a intervenção no ensino secundário, regular e profissional, no início de fevereiro. Durante o mês de maio será feita uma sessão por cada turma alvo, para fazer um follow-up do impacto da intervenção efetuada.

Educar para as emoções é capacitar os alunos de ferramentas emocionais importantes para a sua vida. A implementação de estratégias que permitam desenvolver nos estudantes a inteligência emocional, visa melhorar globalmente as suas competências pessoais e sociais, que consequentemente vai melhorar o sucesso escolar.

Equipa Saúde Escolar – Dulce Barreto e Auzenda Moreira