Visita de Estudo à Cimeira do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) – 12º ano Curso TAS

No dia 4 de março de 2022, a turma do 12º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde fez uma visita de estudo à Cimeira do IPVC. A atividade sustentou-se na importância de os alunos do Ensino Secundário Profissional terem conhecimento acerca das possibilidades e oportunidades que possuem relativamente ao prosseguimento de estudos no Ensino Superior, bem como das ofertas de emprego disponíveis no mercado.

Os alunos tiveram a possibilidade de participar em diversas dinâmicas: workshops de Suporte Básico de Vida (SBV) e de Risoterapia; palestra na qual foram abordados conteúdos referentes à construção de um curriculum vitae, soft skils e estratégias de preparação para uma entrevista de emprego. Houve igualmente a possibilidade de explorarem a feira de emprego, na qual estiveram representadas empresas e entidades de diversos setores, bem como o exército e a marinha.

A ação permitiu um melhor conhecimento da oferta que o IPVC disponibiliza no âmbito da saúde, entre outras áreas, e de quais são os requisitos para que os alunos dos Cursos de Educação e Formação Profissional prossigam estudos no Ensino Superior. Os alunos evidenciaram uma postura de curiosidade, interesse e envolvimento.

Ana Cláudia Fernandes e Fabiana Pinho Dias