Nos dias 6 e 7 de março, os alunos das turmas A, G e H do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Valdevez realizaram uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de Geografia, Francês e Cidadania e Desenvolvimento.

A visita iniciou-se na Assembleia da República, tendo sido conduzida pela deputada arcuense Drª Emília Cerqueira que, gentilmente, se disponibilizou para o fazer. Os nossos jovens gostaram de conhecer a Casa da Democracia e o seu funcionamento. Foram esclarecidos quanto ao papel do deputado na Assembleia da República e as qualificações necessárias para o cargo, considerando essa possibilidade no seu futuro. Visitaram os principais espaços e salas do Parlamento, nomeadamente, as Salas das Sessões e do Senado, ficando a conhecer um pouco mais sobre a história e evolução da construção do edifício. Tiveram, ainda, a oportunidade de estar sentados nos lugares destinados aos senhores deputados. Na parte da tarde, participaram no programa educativo “Atelier dos Oceanos”, no Oceanário de Lisboa, tendo, posteriormente, visitado o aquário, onde tiveram a oportunidade de mergulhar no mundo marinho, aprendendo mais sobre o oceano e a diferença que poderão fazer para um planeta mais sustentável. O dia terminou na Pousada, após um passeio noturno. A visita de estudo prosseguiu, no dia seguinte, pelas ruas da Baixa Pombalina, onde os múltiplos edifícios e espaços foram as salas de aula deste grupo de alunos que observaram, ouviram, perguntaram, fotografaram, andaram, conversaram, riram e sobretudo sentiram. Após o almoço no Chiado, os alunos disfrutaram de um passeio junto ao rio Tejo, onde observaram vários aspetos e locais, dos quais destacamos: o Mosteiro do Jerónimos, a Torre de Belém, a Ponte 25 de Abril, o Cristo Rei e o Padrão dos Descobrimentos, locais e edifícios de grande valor e importância histórica. A visita terminou com a degustação dos famosos Pastéis de Belém, que foram do agrado de todos.

De regresso a casa e apesar do cansaço, o entusiasmo ainda era muito e os jovens revelaram-se extremamente contentes e reconhecidos com mais um momento de aprendizagem e convívio.

Dulce Barreto, Rosa Monteiro, Ana Pimenta