A visita de Estudo do 10.º, 11.º, e 12.º ano de TQA ao ISQCTAG e à Adega Monção.

Na manhã de 30 de novembro, fomos recebidos na ISQCTAG pelo Engenheiro André Mendes, que nos explicou as origens da parceria estratégica entre o ISQ e a CTAG, unindo o Norte de Portugal com a Galiza, uma empresa de engenharia e industrialização que tem como objetivo trazer a inovação e as tecnologias mais recentes para os setores emergentes da indústria automóvel.

Antes de iniciarmos a visita aos laboratórios, foram definidas regras de segurança e funcionamento, uma vez que se trata de um laboratório na vanguarda e experiência comprovada na melhoria de processos e ensaios técnicos no setor automóvel e aqui as questões de segurança e confidencialidade são muito importantes.

Nesta visita, houve vários aspetos que deixaram os alunos curiosos, como por exemplo os vários ensaios de validação, fiabilidade e qualidade aos mais variados componentes de um automóvel de acordo com as normas nacionais e internacionais. Estes ensaios, são simulações das condições climatéricas extremas como temperatura, humidade, radiação solar e corrosão de nevoeiro salino, entre outras, de forma a garantir que estes componentes se mantêm em bom estado no prazo estabelecido para a durabilidade e garantia estabelecida pelo fabricante do automóvel.

Também, neste laboratório são estudados os processos e as mais avançadas tecnologias, que vão ajudar na montagem dos componentes nos automóveis, isto é, o laboratório estuda as várias soluções para as fabricas de montagem de veículos por meio de simulações de fluxo, testes de laboratório e robôs. Neste momento estão a trabalhar com veículos elétricos.

Ainda, visitamos o laboratório de materiais que analisa as propriedades dos materiais e dos componentes sujeitos a várias ações, através de ensaios destrutivos e não destrutivos. São feitas avaliações ao desgaste do aspeto dos componentes submetidos a diferentes agressões como abrasão, cascalho, resistência a produtos químicos e arranhões.  É também feita a avaliação do comportamento contra o fogo dos componentes e materiais de veículos. Por exemplo, foi referido que um automóvel até incendiar completamente demora 4,5 minutos.

No final, houve a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas sobre o funcionamento do laboratório as quais foram respondidas com exemplos e demonstrações realizadas pelo Engenheiro André.

O almoço passou por um convívio entre todos os alunos do curso profissional Técnico da Qualidade.

Após o almoço, visitamos a Adega de Monção, uma experiência, incessantemente surpreendente onde o Engenheiro Márcio Lourenço, responsável pela produção nos levou a visitar o museu da adega e contou a história da sua fundação em 1958 e mostrou-nos os equipamentos utilizados no processo de produção ao longo das décadas que foram sendo modernizados e, as uvas da casta Alvarinho que são a matéria-prima dos vinhos tão preciosos lá produzidos.

Continuamos a visita ao local onde em 20 dias do ano “Época da Vindima” são produzidos milhões de litros de vinho alvarinho que após a fermentação e tratamento é armazenado. Durante o ano o vinho segue para a linha de enchimento, passando por vários tratamentos para apurar a sua qualidade final. Tivemos a oportunidade de observar a linha de enchimento, uma linha de produção totalmente mecanizada e robotizada, onde as garrafas são lavadas e secas automaticamente, seguem em tapete para o equipamento de enchimento e a rolhagem, para a colocação dos vários rótulos e sempre em linha as garrafas já prontas avançam para um robô que as coloca nas caixas, seguindo depois para o robô que faz a palete.

Ao nível do controlo da qualidade são realizadas análises físico-químicas, organoléticas e de espetro visual ao longo dos vários momentos da produção, enchimento e produto final. Também na linha que é totalmente automatizada é necessário o controlo da qualidade nas várias fazes do enchimento, através de garrafas de teste de forma a calibrar os vários sensores da linha que está preparada para detetar as várias não conformidades ou defeitos no produto.

A visita ao ISQCTAG e à Adega Monção superou o expectável, mostrando um grande empenho e participação dos alunos do curso o que levou a uma esclarecedora e agradável interação por parte dos técnicos responsáveis que nos acompanharam e explicaram todos processos.

Diretora de Curso de TQA