Workshop “Suporte Básico de Vida (SBV)” – II Encontro de Clubes de Ciência Viva – “Dar Vez à Ciência”

No dia 20 de abril, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez (AHBVAV) dinamizou um workshop de SBV, inserido no programa do II Encontro de Clubes de Ciência Viva – “Dar Vez à Ciência”. A iniciativa foi desenvolvida para as turmas do 8ºA, 9ºA/B/C/D/E e 10º ano dos Cursos de Educação e Formação Profissional, na escola sede do Agrupamento de Escolas de Valdevez e teve como objetivos: sensibilizar os alunos para a importância da prestação de socorro atempadamente; conhecer o algoritmo de SBV; treinar competências referentes ao SBV e envolver alunos do último ano do ciclo de formação em iniciativas pertinentes e relativas às temáticas da Prova de Aptidão Profissional (PAP).

A atividade procurou sensibilizar os alunos para a importância que os conhecimentos em SBV têm na prestação de socorro, considerando que o papel individual poderá ser extremamente útil neste domínio, tanto no que se refere à realização da chamada de emergência, como à reanimação. A dinâmica foi bastante interativa e prática, permitindo aos alunos a formulação de questões, esclarecimento de dúvidas e o treino do algoritmo de SBV, entre outras técnicas. Na globalidade, as turmas tiveram uma participação ativa e interessada. A aluna Liliana Alves, do 12ºJ, teve um desempenho de qualidade e reconheceu a participação no workshop como imprescindível na preparação da sua PAP.

Ana Cláudia Fernandes e Elisa Borlido