CAMPANHA LAÇO AZUL

Com a finalidade de assinalar o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, que se comemora no mês de abril, o Departamento de Educação Especial, em colaboração com a Equipa PADDE (ação B1), criou um Calendário dos Afetos, pretendendo alertar a comunidade para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda estão sujeitos.
A Campanha do Laço Azul iniciou-se em 1989, no estado norte-americano da Virgínia, quando uma avó, Bonnie Finney, amarrou uma fita azul à antena do carro para manifestar a sua dor por dois dos seus netos serem vítimas de maus-tratos por parte dos pais, não tendo um deles sobrevivido. A sua história serviu para despertar a consciência da população relativamente aos maus-tratos contra as crianças, a sua prevenção e a promoção e proteção dos seus direitos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), caracterizam-se como “abusos ou maus-tratos às crianças, todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder”.
Todos somos responsáveis pela prevenção de maus-tratos na infância/adolescência uma vez que representam um grande obstáculo ao desenvolvimento das crianças, repercutindo-se ao longo da sua vida, podendo levar à depressão, agressividade, abuso de drogas, problemas de saúde e infelicidade, anos depois de terem terminado os maus-tratos.
Faça parte desta causa… a melhor forma de tratar o problema é impedir que aconteça! Cuidar e proteger, ajuda as crianças a crescer!

Departamento de Educação Especial, em colaboração com a Equipa PADDE (ação B1)

Outras Notícias