Visita de Estudo à Escola Superior de Educação do IPVC e ao Gabinete de Atendimento à Família – 12º ano Curso TAS

No dia 14 de março de 2022, a turma do 12º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde fez uma visita de estudo à Escola Superior de Educação do IPVC (ESE-IPVC) e ao Gabinete de Atendimento à Família (GAF). A atividade sustentou-se na importância dos alunos do Ensino Secundário Profissional terem conhecimento acerca das possibilidades e oportunidades que possuem relativamente ao prosseguimento de estudos no Ensino Superior, assim como de possíveis estratégias de intervenção comunitária direcionadas para populações mais vulneráveis.

Através da intervenção da professora Raquel Gonçalves, os alunos tiveram oportunidade de conhecer a Licenciatura em Educação Social e Gerontológica, os apoios que possuem ao frequentarem um curso de Ensino Superior e quais os requisitos necessários para o ingresso. Foi-lhes também dada a possibilidade de visitar as instalações da universidade.

No GAF, a Dra. Leandra fez uma exposição igualmente pertinente, sobre todo o trabalho que a instituição tem desenvolvido. Abordou aspetos relativos à violência doméstica, aos comportamentos aditivos e desviantes, ao centro de apoio familiar e aconselhamento parental, bem como acerca da comunidade de inserção. Os alunos puderam compreender que existe um leque variado de intervenções direcionadas para as pessoas em situação de maior vulnerabilidade social.

A turma evidenciou uma postura de interesse e curiosidade, tendo feito intervenções oportunas sobre os aspetos tratados.

Ana Cláudia Fernandes