O Observatório da Qualidade (OdQ) é o órgão do AEV que afere e promove a qualidade da ação educativa nas várias escolas, assim como os seus níveis de eficiência e eficácia. Através de sucessivos procedimentos de autoavaliação de todos os setores educativos e de análise documental, o OdQ orienta a sua ação no sentido de melhorar sistematicamente a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, promovendo a autorreflexão e a autorregulação sistemáticas. Tem como referentes os objetivos e as metas dos documentos estruturantes do AEV, muito especialmente do Projeto Educativo (PE).
Este observatório tem desenvolvido a sua ação em articulação com as estruturas intermédias, nomeadamente com as que estão representadas no Conselho Pedagógico. A colaboração com a Associação de Pais de Encarregados de Educação tem também sido uma preocupação, procurando-se que a intervenção destes últimos na formação dos seus educandos seja cada vez mais percetível. Não se pede que os encarregados de educação passem tempo na escola, mas que acompanhem a formação académica das crianças e dos jovens, mantendo a ligação com esta estrutura educativa, cujo elo privilegiado é o DT. Evidentemente, a sua presença na escola é sempre um sinal positivo e importante, pelo que os quatro Encontros com Pais e EE são disso um bom testemunho. Esta colaboração é, contudo, uma dimensão da atividade do OdQ que terá de ser melhorada.
A ação deste Observatório tem-se desenvolvido em várias frentes, nomeadamente na auscultação da opinião dos intervenientes na vida académica das crianças e dos jovens, sobretudo através de questionários dirigidos aos alunos, aos EE, aos assistentes (operacionais e técnicos) e aos docentes, na tentativa de perceber o que pode fazer-se para melhorar os procedimentos e, consequentemente, tornar o processo de ensino e aprendizagem cada vez mais eficaz. Considerando que uma das queixas mais frequentes tem a ver com procedimentos burocráticos excessivos e repetitivos, procurou-se simplificar alguns deles, com a apresentação de várias propostas elaboradas pelas equipas de trabalho constituídas por elementos do OdQ, por DT, por docentes do EE (ensino especial) e por representantes dos serviços administrativos. Evidentemente, não são alterações tão profundas como desejaríamos, porque há que assegurar o cumprimento dos normativos legais, nem sempre preparados para a simplificação; no entanto, algum caminho foi percorrido.
Os procedimentos autoavaliativos refletem-se também nos relatórios trimestrais de análise dos resultados da avaliação sumativa periódica e no relatório anual de autoavaliação, publicados nesta secção do OdQ da página do AEV. Aqui se encontram os documentos que apresentam, periodicamente, à comunidade educativa, o ponto de situação da vida do Agrupamento de Escolas de Valdevez.
Ano letivo 2022/2023
Relatório do Plano Anual de Atividades
Relatório Análise de Resultados
Relatório de Autoavaliação AEV
Ano letivo 2021/2022
Relatório do Plano Anual de Atividades
Relatório Análise de Resultados
Relatório de Autoavaliação AEV
Ano letivo 2020/2021
Relatório de Autoavaliação AEV
Ano letivo 2019/2020