No dia 30 de maio a equipa de Saúde Escolar realizou uma sessão de sensibilização intitulada: “IGUALDADE DE GÉNERO VS HOMOFOBIA” à turma do 8ºA, com o objetivo de aumentar o combate ao preconceito, à discriminação e a todas as formas de violência em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e caraterísticas sexuais.
A Educação para a Igualdade de Género pretende incentivar os/as alunos/as a conhecer o Conceito Igualdade de Género: “é a igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres. É, sobretudo, a ideia de que todas as pessoas, independentemente do sexo biológico, do género, da orientação sexual e da identidade de género, tenham os mesmos acessos e direitos, seja na saúde, educação, trabalho e rendimentos, seja na participação social e política ou nas liberdades, entre outros.”
Mais do que um medo irracional, a homofobia consiste num preconceito gerador de atitudes negativas face à homossexualidade. A homofobia manifesta-se através de comportamentos hostis e agressivos, tais como o insulto, o bullying e outras formas de violência com base na orientação sexual e/ou identidade de género (real ou percecionada), mas também através do silenciamento e da invisibilidade de pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgénero).
Atitudes e comportamentos homofóbicos são penalizados pelo enquadramento jurídico nacional a vários níveis. Em 2004, Portugal tornou-se o primeiro país europeu e o quarto a nível mundial a incluir na sua Constituição a proibição de discriminação com base na orientação sexual (artigo 13.º, Princípio da Igualdade).
Apesar de assistirmos a sinais de progresso, por todo o mundo, a discriminação e a exclusão devido à orientação sexual e à identidade de género persistem e são a causa de sofrimento de muitas pessoas.