Nos dias 29 e 31 de maio e 1 de junho foi desenvolvido o projeto “Dia Livre do Tabaco”, com os alunos do 5º ano do AEV. A atividade partiu da comemoração do dia que marca a ausência deste consumo, 31 de maio, e foi com um caracter crítico-reflexivo que os alunos do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior  de  Saúde  do  IPVC a implementaram. O projeto surge no âmbito da Saúde Escolar, nomeadamente na sensibilização para o consumo nocivo de substâncias, neste caso o tabaco. Foi feita uma apresentação em PPT, com jogos associados ao tema e dinâmicas de trabalho em equipa de modo a obter maiores ganhos em conhecimento. Na  atividade  os  alunos  puderam  compreender  a  constituição  do  tabaco,  as  suas formas,  tipos  de  fumadores  e  o  impacto  que  o  mesmo  tem  para a saúde  individual, coletiva   e   ambiental.   Todas   as   apresentações   terminaram com   momentos   de esclarecimento  de  dúvidas  e  partilha  de  histórias  onde  foi  notável  a  importância  da temática no quotidiano dos jovens. Os resultados obtiveram uma conotação  extremamente  positiva,  alcançando  até 70  participações  (alunos  que  participaram  com:  respostas  às  questões,  dúvidas  e experiências) por turma. O sucesso da atividade deve-se ao empenho dos alunos e contribuições do corpo docente.

Equipa Saúde Escolar – Dulce Barreto