No âmbito do Projeto Horta das Letras e das Artes, orientado pelos professores, Joana Dias (CN) e Fernando Moura (EE), os alunos do 7ºF da E.B. Dr. Manuel da Costa Brandão, Sabadim, realizaram um canteiro de hortícolas. A fomentação de um canteiro de hortícolas propicia uma forma de trazer a natureza para o espaço escolar e aumentar a positividade do ambiente, pois as plantas hortícolas melhoram a qualidade do ar, deixam os ambientes mais frescos em dias de calor intenso e formam uma barreira acústica, trazendo um relaxamento visual.
A ingestão diária adequada de hortícolas, enquadrada num estilo de vida saudável, contribui para um correto aporte de nutrientes reguladores, tais como vitaminas, minerais, fibras alimentares e ainda compostos fenólicos, que, para além de lhes conferirem caraterísticas organoléticas únicas, exercem também benefícios na saúde.
Para instalar os canteiros de hortícolas e trazer o frescor e beleza das plantas para o design do espaço, foi escolhida a entrada principal da escola. Os alunos colocaram a matéria orgânica nos canteiros e adicionaram as plantas hortícolas. O resultado final é um esplendoroso canteiro de hortícolas, com plantas hortícolas já crescidas, cuja manutenção, rega e tratamento fica a cargo dos alunos. A importância da integração e da inclusão de pessoas com deficiência e/ou outras exclusões, numa perspetiva também integracionista é uma das motivações deste projeto. A importância da sociedade sustentável com consciência de que podemos produzir alimentos seguros, sem aditivos nem pesticidas e consequentemente alimentarmo-nos melhor e as questões da sustentabilidade tornam este projeto uma constante que tem vindo a ser acarinhado nesta escola!
Mais uma iniciativa que faz de Sabadim uma escola sustentável e amiga do ambiente!
Os professores Joana Dias e Fernando Moura