Projeto Ciência Divertida – Sabadim

Ao longo do 2ºperíodo, os alunos das turmas G e H, do 9º ano, da E.B. Dr. Manuel da Costa Brandão, Sabadim, trabalharam em parceria com os alunos do pré-escolar com o objetivo de estes desenvolverem o gosto pela ciência, o raciocínio dedutivo e a comunicação científica.

Atendendo às competências essenciais esperadas para cada ciclo, as crianças foram orientadas na descoberta científica, desenvolvimento de trabalho colaborativo e cooperativo, bem como, ao nível da autonomia e aplicação de conhecimentos científicos em atividades do seu quotidiano.

Os discentes do 9º ano planificaram atividades de acordo com as aprendizagens esperadas no pré-escolar, levando até aos mais novos a experimentação laboratorial enquadrada cientificamente, mas também com um quê de lúdico e apelativo.

Assim, foram trabalhadas, as temáticas do uso das lupas e microscópio na observação experimental bem como a temática das cores primárias e formação de novas cores, atividades promotoras de competências específicas como a motricidade fina. Neste sentido, os mais pequenos realizaram as atividades, “Vamos observar o Mundo que nos rodeia”, realizando diversas experiências sobre a observação à lupa e microscópio, “Pega Monstros Coloridos”, englobando as funções motoras e conhecimentos sobre conjugação de cores em atividades experimentais e “Vamos fazer Arco íris”, adquirindo conhecimentos sobre a decomposição da luz visível. Realizaram também a atividade vulcânica efusiva, percebendo como funciona a dinâmica interna da Terra, cruzando saberes com os alunos do 3º ciclo que orientaram, juntamente com as professoras, a dinamização das atividades em laboratório.

O resultado deste projeto tem sido bastante positivo, demonstrando os alunos um maior grau de competência laboratorial, uma melhor relação interpessoal e curiosidade científica.

Joana Dias e Educadoras do Pré-escolar de Sabadim