AEV recebe palestra “Interculturalidade e voluntariado: novos estilos de vida”

O auditório do bloco 5 da EB2,3/S de Arcos de Valdevez foi, no passado dia 7 de fevereiro, palco de uma iniciativa singular: uma palestra sobre “Interculturalidade e voluntariado: novos estilos de vida”. Organizado pela turma E do 12.º ano, sob a orientação do professor da disciplina de Educação Física, Mário Cláudio Rebola, e com a presença de algumas turmas do ensino secundário, o projeto foi desenvolvido no âmbito da área curricular de Cidadania e Desenvolvimento. A sessão foi dinamizada pela Associação Social Recreativa Juventude Vila Fonche, contando com a presença de Hélder Costa, Hana Hvala e Valentin Reichel.

A atividade teve como objetivo primordial dar a conhecer práticas de voluntariado a nível nacional e internacional e facultar informação e esclarecimentos sobre projetos a realizar, condições de participação, entre outros aspetos relevantes. Um dos momentos altos, que muito cativou o público, foi a partilha de experiências por parte dos três palestrantes. No culminar da palestra, houve ainda um espaço de diálogo e questionamento sobre aspetos relacionados não só com o voluntariado mas também com a interculturalidade, tendo sido considerado por todos como muito profícuo e enriquecedor.

Por fim, é de salientar que a palestra supramencionada cumpriu plenamente os objetivos traçados e correspondeu às expectativas iniciais, de forma eficaz, sendo notório o interesse dos alunos, que se demonstraram verdadeiramente predispostos a abraçar um projeto desta envergadura.

Os alunos do 12.º E