“Jornalista: uma profissão de risco” (DAC)

O Dia Internacional pelo Fim da Impunidade por Crimes Contra Jornalistas é celebrado anualmente a 2 de novembro, em virtude do assassinato de dois jornalistas franceses, no Mali, nesse dia de 2013. Esta data tem como objetivo instar os Estados-Membros a implementarem medidas contra a atual cultura de impunidade dos crimes contra jornalistas ou outros trabalhadores dos média. Este dia foi proclamado através da Resolução 68/163 [in] adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 18 de dezembro de 2013. Tendo em conta que o tema dos Media é trabalhado em Cidadania e Desenvolvimento, os alunos das turmas G e H do 9º ano, de Sabadim, realizaram um trabalho de pesquisa/ investigação sobre jornalistas de vários países que, no desenvolvimento da sua atividade, foram vítimas de crime. Neste trabalho, foi abordado o papel dos jornalistas no mundo, os países considerados mais perigosos do mundo, jornalistas raptados e/ou mortos na última década e uma breve biografia sobre os jornalistas escolhidos, incluindo nacionalidade, países onde trabalharam, onde foram vítimas no cumprimento da sua profissão e por que motivo.

A exposição dos trabalhos na escola pretendeu assumir uma singela homenagem a todos os jornalistas que, no desenvolvimento da sua atividade, foram vítimas de crime.

O trabalho foi realizado em articulação com as disciplinas de Geografia (localização geográfica do trabalho do jornalista e meio envolvente, localização dos países considerados mais perigosos do mundo) e Francês (Pesquisa de jornalistas franceses). Para concluir a atividade, os alunos visualizaram a mensagem do Secretário Geral da ONU, António Guterres, sobre a temática.

Dulce Barreto e Rosa Monteiro