No dia 29 de abril de 2022, realizou-se uma visita de estudo, com a turma 10ºH (Saúde e Qualidade), à cidade do Porto. Da parte da manhã, a turma de Qualidade visitou o Entreposto da Sonae MC, enquanto os alunos de Saúde foram ao Museu da Anatomia no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). À tarde, conjuntamente, os alunos tiveram oportunidade de conhecer o Museu da Farmácia. A atividade teve diferentes objetivos, nomeadamente: consolidar conhecimentos relativamente à anatomia e fisiologia dos diferentes sistemas do organismo humano; conhecer a realidade de uma empresa nacional na área do retalho e da logística e como esta se organiza na gestão da qualidade dos mais variados tipos de produtos; mobilizar conteúdos lecionados nas disciplinas técnicas; conhecer a história da Ciência, da Saúde e da Farmácia e a respetiva coleção do Museu da Farmácia.
A visita ao Museu da Anatomia foi extremamente enriquecedora, pois permitiu aos alunos a visualização e exploração de conteúdos inerentes à anatomia do corpo humano, em contexto real e com recurso a corpos que foram doados à ciência e que estão expostos nesse local.
Na SONAE MC da Maia, as alunas foram recebidas pela Dr.ª Helena Gonçalves e pelo Eng.º Luís Martins, responsáveis pelos departamentos de Recursos Humanos e da Logística, que nos explicaram as origens e a história desta grande empresa nacional e internacional. No centro de distribuição, as alunas visitaram três centros distintos com milhares de produtos que são distribuídos, diariamente, por toda a cadeia de hipermercados e supermercados CONTINENTE. Verificou-se, também o frenesim de empilhadores e porta-paletes que circulam, automaticamente entre as galés dos camiões e a armazenagem, num sem-fim de categorias de produtos que são ao mesmo tempo rececionados, armazenados e expedidos para todas as lojas nacionais.
No âmbito da visita guiada ao Museu da Farmácia, as duas turmas tiveram possibilidade de compreender a evolução histórica dessa área, os contributos pertinentes de todos os povos envolvidos, assim como de observar dois exemplos de farmácias completamente distintas das atuais – uma farmácia antiga portuguesa e outra islâmica.
Os alunos evidenciaram interesse, curiosidade e foram participando de forma ativa, colocando questões pertinentes.
Ana Cláudia Fernandes, Elisa Borlido, Fabiana Dias e Rosário Veloso