Os heróis no SuperTmatik – Cálculo Mental

ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE VALDEVEZ NOS LUGARES CIMEIROS DOS CAMPEONATOS INTERNACIONAIS SUPERTMATIK – CÁLCULO MENTAL – 2020-21

A participação dos alunos do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Valdevez nos XV Campeonatos Internacionais “SuperTmatik – Cálculo Mental” (edição 2020-21) saldou-se num grande êxito.

Inês de Sousa Braga, da turma 8.º C, da Escola Básica 2,3/S de Arcos de Valdevez, conquistou o 3.º lugar, na categoria de 8.º ano, entre 29260 participantes. Já no ano transato tinha alcançado essa classificação na categoria de 7.º ano.

A Inês conseguiu calcular e assinalar o valor de 15 expressões numéricas de nível 4 (tipo 6 × 7 + 72 : 8) em 50,56 segundos, com um tempo médio por expressão de 3,37 segundos.

José Batista Gonçalves Veloso, da turma 9.º H, da Escola Básica Padre Himalaya, de Távora, alcançou o 27.º lugar, na categoria 9.º ano, entre 31430 participantes, precisando apenas de 1 minuto e 78 centésimos de segundo para resolver as 15 expressões numéricas de nível 4 que lhe foram apresentadas.

Inês Fernandes, da turma 9.º A, da Escola Básica 2,3/S de Arcos de Valdevez obteve o 33.º lugar na categoria 9.º ano, entre 31430 participantes, necessitando apenas de 1 minuto, 3 segundos e 3 décimas de segundo para responder às suas 15 expressões numéricas de nível 4 que aleatoriamente lhe calharam.

Os restantes 22 alunos também ficaram em excelentes posições, entre dezenas de milhares de alunos participantes de todo o mundo. Os resultados deixaram a comunidade escolar, em geral, e os professores de Matemática, em particular, muito orgulhosos dos seus alunos, pois todos ficaram bem posicionados, conforme se pode constatar no quadro seguinte.

Os campeonatos “SuperTmatik – Cálculo Mental” desenrolaram-se em quatro fases ao longo do ano letivo: 1.ª eliminatória; 2.ª eliminatória; 3.ª eliminatória e Grande final.

Cumprindo todas as normas da Direção Geral da Saúde e do Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas de Valdevez, os alunos do Agrupamento participaram na Grande Final Internacional, sem saírem da sua escola, de forma online, repartidos por pequenos grupos, entre os dias 20 e 27 de maio. Ao todo participaram, nesta última fase 25 alunos, que tiveram de calcular o valor de 15 expressões numéricas, no menor tempo possível.

Foi notório o entusiasmo, a determinação e a vontade de vencer! Todos os alunos estiveram à altura da sua responsabilidade, embora não conseguissem disfarçar a emoção e o nervosismo que os envolvia. Cada um dos alunos participantes deu o seu melhor, concentrando-se e procurando terminar a prova no melhor tempo possível.

Estes campeonatos têm como principais objetivos: fomentar o interesse pela aprendizagem da matemática, desenvolver destrezas numéricas e de cálculo, contribuir para a aquisição, consolidação e ampliação de competências e conhecimentos matemáticos, reforçar a componente lúdica no processo de ensino-aprendizagem da matemática e promover o convívio entre alunos, professores e restante comunidade escolar.

Dado que todos os 25 alunos do Agrupamento que participaram na grande final internacional dos campeonatos SuperTmatik-Cálculo Mental ficaram bem classificados, todos receberão certificados oficiais a atestaram a boa classificação que obtiveram.

O Agrupamento, em geral, e os professores de Matemática, em particular, dão aos parabéns a todos os alunos participantes pelo seu brilhantismo e entusiasmo, e contam com a participação de muitos mais alunos na edição 2021-22 dos campeonatos internacionais  “SuperTmatik-Cálculo Mental”.

Aqui ficam algumas fotografias dos nossos grandes cérebros em ação, no dia da sua participação na grande final online.

Grupo 500 (Matemática 3.º ciclo), com a coordenação do professor Atílio Braga