Alunos do Agrupamento de Valdevez continuam a obter excelentes resultados no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

Joana Amorim Neves, aluna da turma G do 7.º ano, da Escola Básica Padre Himalaya, Arcos de Valdevez, sagrou-se vice-campeã Nacional de Jogos Matemáticos – Jogo do Dominório (3.º ciclo).

A 16.ª edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, realizou-se no passado dia 24 de março, na Universidade de Aveiro. Nesta competição participaram mais de 2000 alunos de Portugal Continental, das ilhas dos Açores e Madeira.

O Agrupamento de Escolas de Valdevez fez-se representar, nos diversos ciclos de ensino e respetivos jogos, com os seguintes alunos:

1.º ciclo

Semáforo: Bruna Martins Araújo, João Pedro Pereira Galvão, Leandro Domingues Freitas, Simão Alexandre Leal Amorim;

Gatos & Cães: Diego de Sousa Rodrigues, Leonor Amorim de Freitas, Maria Vitória Pereira Azevedo e Núria Gomes Dias;

Rastros: Daniel Pereira Lima, Julien do Pio Barreto, Marta Cerqueira Oliveira e Vicente José da Cunha Pereira.

3.º ciclo

Rastros: Artur Filipe Moreira de Sá, Dário Cerqueira dos Santos Fail e Maria Helena da Silva Rodrigues;

Produto: Eduardo Cerqueira Gomes, Francisca Amorim da Cruz e Luciana Costa Silva;

Dominório: Joana Amorim Neves, João Ricardo Baltazar Veloso Barbosa e Natália Beatriz Sousa da Silva.

Secundário

Produto: Inês de Sousa Braga;

Dominório: Samuel Francisco Cerqueira Araújo;

Atari Go: Francisco José Barros de Sá.

A acompanhar os alunos estiveram as professoras Alda Maria Pereira Marinheiro, Alexandra Sofia Miranda Martins, Maria Aurora de Brito Sousa e Maria Barros de Sousa Braga, coordenadora da atividade.

Os primeiros torneios tiveram lugar de manhã, em grupos de 12 alunos por jogo/ciclo de ensino. De cada grupo foi selecionado para a fase final do campeonato, a realizar de tarde, apenas o melhor jogador.

Dos 24 alunos do Agrupamento que jogaram de manhã, foram apurados para a finalíssima do campeonato, realizada de tarde, os seguintes alunos: Simão Alexandre Leal Amorim e Joana Amorim Neves. No entanto, outros alunos ficaram apenas a uma vitória de serem apurados para essa última fase do campeonato.

Dos finalistas, a Joana alcançou o 2.º lugar no jogo Dominório, a nível do 3.º ciclo, perdendo apenas um

jogo na finalíssima.

O Simão teve um desempenho bom, mas não obteve nenhum lugar no pódio.

Este campeonato é organizado pela Associação LUDUS, pela Associação de Professores de Matemática, pela Sociedade Portuguesa de Matemática e pela Ciência Viva. A atual edição do campeonato foi organizada localmente pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, pelo Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e pelo Projeto Matemática Ensino (PmatE).

Cada um dos jogos matemáticos integrados no campeonato nacional é de tabuleiro para dois jogadores, nos quais o poder de raciocínio, abstração e concentração são os pilares fundamentais para o sucesso. Estes jogos estimulam o pensamento independente, a tomada de decisões, a organização, a concentração, o raciocínio lógico-dedutivo e desenvolvem a autoconfiança. São também promotores da capacidade de expressão e das relações sociais pela interação entre jogadores. Está demonstrado, por estudos científicos de neurociência, que a prática destes jogos é internamente no nosso cérebro em tudo semelhante à prática da matemática, portanto, é uma maneira indireta, sem números, já que são jogos de tabuleiro, de promover e exercitar as competências típicas da matemática e que, normalmente, se resumem a uma frase curta: pensamento rigoroso e criativo. Trata-se de um evento que permite fomentar e estimular o gosto pela Matemática.

Os alunos participantes, os professores responsáveis e todo o Agrupamento estão de parabéns!

A coordenadora da atividade