Projeto “As Abelhas no jardim”

JI de Vila Fonche

Com o projeto “As Abelhas no jardim”, que temos vindo a desenvolver com as crianças do J.I. de Vila Fonche (dos 3 aos 6 anos de idade), em articulação com o Projeto Educativo do AEV e do Plano Anual de Atividades do Departamento Pré-escolar, pretendemos sensibilizar toda a comunidade educativa para a importância das abelhas na sustentabilidade do Planeta.

Começamos com a exploração da história o “Ciclo do Mel” e logo surgiram as perguntas das crianças, sobre o mel, as abelhas, os ferrões…! É claro, como não sabemos tudo, fomos investigar e aprendemos muitas coisas sobre as abelhas que aqui partilhamos. Aprendemos que elas estão em vias de extinção devido a diferentes fatores como as mudanças climáticas, o uso generalizado de pesticidas, a perda de habitat por redução das florestas, os incêndios, a perda de biodiversidade, as más práticas agrícolas, entre outros. Segundo Albert Einstein (1879/1955), “Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana”. Cerca de 85% das plantas com flores presentes nas matas e florestas da natureza, dependem, em algum momento, dos polinizadores para se reproduzirem. Sendo assim, as abelhas são os “cupidos da natureza”, transportando o pólen entre as plantas, garantindo assim a polinização tão importante ao desenvolvimento e reprodução das espécies e ao equilíbrio dos ecossistemas. As Abelhas possuem papel-chave na manutenção dos ecossistemas e por isso contribuir para a existência desses pequenos seres é optar por uma atitude sustentável. Assim, apelamos à vossa participação ativa para ajudar a proteger estes insetos que são os polinizadores mais importantes que conhecemos. No dia 20 de maio é o dia da Abelha, celebre este dia praticando uma boa ação.

ENTÃO COMO PODEMOS CONTRIBUIR PARA A PROTEÇÃO DAS ABELHAS:

• Evitar pesticidas nocivos no seu jardim ou horta, escolha opções orgânicas (as joaninhas são um inseticida natural pois alimentam-se de piolhos e de pulgões vulgarmente chamados de “morrinha” que por vezes invadem as plantas).
  • Criar bebedouros para as abelhas, nos jardins ou varandas, colocar recipientes com água e seixos dentro para que as abelhas possam beber água sem se afogarem e descansarem enquanto fazem uma pausa na busca e polinização.
  • Não cortar a erva dos campos para que as abelhas se possam alimentar das flores campestres.
  • Construir casinhas para elas (Bee hotéis), mesmo que elas não produzam mel, elas farão a polinização dos frutos.
  • Plantar árvores, para abrigar, criar sombra, flores de onde elas obtêm alimento e um habitat para que vivam saudáveis e felizes.
  • Semear flores e ervas aromáticas, em canteiros de janela ou varanda,vasos pequenos de parede ou vasos pendurados com suportes escolhendo as espécies corretas (ver imagem). Ervas Aromáticas que as abelhas apreciam: Manjericão, manjerona, menta, funcho, hortelã, borragem, coentro, erva-de-gato, cebolinha, sálvia, alecrim, lavanda, orégãos, erva-cidreira, açafrão e tomilho.
  • Apoiar os apicultores locais, ajudando esses profissionais, comprando o mel e outros produtos como a cera de abelha.

PARTICIPE! A SUA AJUDA É IMPORTANTE PARA AJUDAR A PROTEGER AS ABELHAS E A BIODIVERSIDADE.

COMO? Escolhendo uma ou mais das ações acima referidas e publicar no facebook ou enviar por e-mail jivilafonche@gmail.com uma ou mais fotos sobre a(s) ação (ões) que realizou.

PARTILHE ESTA IDEIA COM AMIGOS E FAMILIARES!