PAGAIAR NO LIMA – “À Descoberta de Ponte de Lima “– Peddy Paper

As turmas do 9º I e 9º J realizaram no dia 17 de maio a atividade “Pagaiar no Lima”, com a colaboração dos professores Adriano Martins, Diana Sá, Paula Pereira e Luís Meira.

Na parte da manhã, a Atividade inserida nos conteúdos programáticos “Atividades de Exploração da Natureza” realizada no Clube Náutico de Ponte de Lima em colaboração com o Centro Formação Desportiva do Desporto Escolar de Canoagem. No contexto teórico foram abordadas recomendações e regras de segurança básicas dentro e fora da água, bem como alguns conceitos básicos e normas de preservação do meio ambiente em contexto de lazer e prática desportiva. Aprendemos também, que é muito importante ter atenção às alterações do rio, ao caudal e às condições climatéricas inerentes para a prática da atividade. Na visita às instalações podemos observar e saber algumas diferenças entre embarcações de competição e de lazer/turismo. Na parte prática através dos exercícios propostos aprendemos algumas competências técnicas que nos permitiram evoluir tecnicamente e melhorar a confiança e segurança nas embarcações.

Da parte de tarde, no âmbito das disciplinas de Educação Física, Geografia e Português, através de um Peddy Paper fomos conhecer melhor a Vila de Ponte de Lima e mergulhar no rico passado, através dos seus monumentos; espaços museológicos e expositivos de referência. À hora marcada no Largo de Camões partimos à descoberta, percorrendo 17 pontos, terminando nos Jardins do Parque do Arnado, situado na margem esquerda do Rio Lima.  As Torres da Cadeia Velha, Muralhas e Torre de S. Paulo; Avenida dos Plátanos; Museu dos Terceiros; Igreja Matriz; Estátua António Feijó; a Ponte Medieval e Ponte Romana, Largo de Camões com o seu chafariz foram locais obrigatórios de passagem.

A visita foi preparada de forma a revelar aos alunos uma faceta de Ponte de Lima ainda desconhecida da maior parte deles. Fortaleceram-se os laços na relação professor/aluno e ao mesmo tempo estimulou-se as relações interpessoais, trabalhando-se as competências de comunicação entre pares e em grupo. Estimulou-se, e muito, o conhecimento cultural.

O Professor José Adriano Martins