No combate à cárie dentária, aplicação de Verniz de Flúor!

Tendo em consideração que a cárie dentária ainda representa um problema de saúde pública que afeta a vida de grande número de pessoas, a utilização dos vernizes fluoretados tem sido proposta como uma forma de intervenção em programas de promoção da saúde oral.

Os vernizes de flúor, seguros e bem tolerados, constituem uma forma muito eficaz de aplicação tópica de flúor em crianças de idade pré-escolar, num contexto de saúde comunitária, e pretendem reduzir a incidência da cárie dentária.

O verniz de flúor diminui o desenvolvimento das cáries, inibindo a desmineralização; torna o esmalte mais resistente ao ataque ácido porque promove a remineralização e pode inibir o metabolismo bacteriano reduzindo assim a produção de ácido por parte das bactérias existentes no biofilme.

Durante o período de 08/05/23 a 19/05/23 a equipa de Saúde Escolar (Higienista oral- Dr.ª Ângela Ferreira e Enfermeira Auzenda Moreira) visitou todas as pré-escolas do AEV e todas as IPSS´s do Concelho para aplicação de verniz de flúor às crianças nascidas entre 2016 e 2019.

A toda a criança que apresentou necessidade de consultar o dentista, conforme índice de CPO, foi-lhe emitido um cheque–dentista e entregue ao Encarregado de Educação pela Educadora de Infância. Este cheque – dentista deverá ser utilizado antes de terminar a sua validade, nas clínicas e/ou consultórios de medicina dentária que sejam aderentes.

Equipa de Saúde Escolar | Dulce Barreto