Dia da Europa assinalado na Escola de Sabadim

No dia 9 de maio, comemorou-se o Dia da Europa. Esta data tem um significado muito especial pois foi precisamente neste dia, no longínquo ano de 1950, que Robert Schumann proferiu o célebre discurso que ficou conhecido como Declaração Schumann, na qual apresentou uma visão de paz e unidade para o continente europeu, propondo a criação de uma organização percursora da atual União Europeia.

Na Escola Dr. Manuel da Costa Brandão, Sabadim, toda a comunidade educativa teve a oportunidade, ao 1º tempo da manhã, de visualizar pequenos vídeos sobre a lenda da Europa, a história da União Europeia e ouvir o “Hino à Alegria”. Puderam, ainda, visitar a exposição alusiva à temática, realizada pela turma 7ºF, no âmbito do DAC: “A Europa vem à escola”.

As turmas do 2.º ciclo participaram numa atividade no âmbito do DAC “À descoberta da Europa” do 6ºD. Os alunos participaram num circuito de atividades composto por 3 estações onde tiveram a oportunidade de, através de atividades lúdicas e divertidas, festejar o “Dia da Europa” e relembrar a sua importância.

No âmbito do DAC “De mochila pela Europa”, realizado pelas turmas G e H do 9º ano, foram promovidas, várias atividades. As turmas do Pré-escolar assistiram à leitura expressiva da Lenda da Europa pelos alunos do 9º ano e, de seguida, pintaram a bandeira da Europa. Os alunos do 1º e 2º ano, realizaram a atividade “Eu pinto a Europa” e os do 3º e 4º ano, “Sopa de letras”. As turmas do 7º e 8º anos participaram num Peddy-paper pelo recinto escolar. Os alunos revelaram um enorme empenho e afinco na preparação e realização das atividades.

Os docentes congratulam todos os intervenientes, porque todos juntos, somos Europa hoje e sempre e tal como afirmou Jean Monet “Não há futuro para o povo da Europa que não seja na União”.

Dulce Barreto e Rosa Monteiro