Posturas corporais: “O saber não deve pesar”

Com o objetivo de sensibilizar os alunos para o uso e a organização correta da mochila escolar, nos dias 2, 3 e 4 de maio, foram implementadas atividades subordinadas ao tema “O saber não deve pesar”, pelos alunos do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde do IPVC, dirigidas aos discentes do 5º ano do AEV.

A atividade, no âmbito da Saúde Escolar, incidiu nos problemas de saúde dos jovens causados pelo peso diário que carregam na sua mochila. Através de uma apresentação foram evidenciadas todas as consequências associadas ao tema e demonstrada a organização correta de uma mochila. Posteriormente, foi lançado um desafio aos alunos que consistiu na organização da   sua própria mochila. Os resultados da atividade foram significativamente positivos, alcançando a consciencialização dos alunos sobre a problemática. Como vários enunciaram: “Já me sinto mais leve”.

Por fim, foi entregue um panfleto informativo a cada estudante, com destino aos respetivos Encarregados de Educação, com os resultados de um projeto realizado no ano letivo transato, onde foi conseguida uma diminuição do peso da mochila de 4%.

A atividade obteve uma boa adesão devido à interação dos alunos e pessoal docente, contribuindo assim para o seu sucesso.

Equipa Saúde Escolar – Dulce Barreto