O Amor invadiu a escola de Sabadim

No dia 14 de fevereiro, cumprindo a tradição, festejou-se o dia de S. Valentim na EB Dr. Manuel da Costa Brandão, Sabadim. Esta efeméride, que se comemora nos quatros cantos do mundo, data da Idade Média e teve na sua origem a ação do Bispo Valentim, que tomou a defesa dos casais apaixonados e celebrou casamentos, em segredo, contrariando as ordens do Imperador romano Cláudio III.

Assim, mais do que celebrar o amor, procurou-se estimular a amizade entre as crianças e os jovens. Juntos e com grande entusiasmo, os alunos decoraram a escola e colocaram um marco de correio na entrada, onde depositaram as suas cartas de amor / amizade, que, posteriormente, foram distribuídas pelas turmas.

Ainda neste âmbito e em cooperação com as equipas da Saúde Escolar e Escola Segura, foram dinamizadas diversas atividades, enquadradas no DAC: “Orienta-te”, desenvolvido nas turmas G e H, do 9º ano.  No anfiteatro da escola, decorreram palestras sobre a “Sexualidade na adolescência e (De)igualdade de género” e “Violência no namoro”, dirigidas pela enfermeira Auzenda Moreira e agentes da Escola Segura, Rui Cunha, Nuno Freitas e José Pinheiro.

Na primeira sessão, foram abordadas questões como a importância dos afetos e da sexualidade no desenvolvimento individual, a identidade individual e social, a (de)igualdade de género, a cooperação e o respeito mútuo entre todos e a vivência da sexualidade pelos adolescentes.

Na segunda sessão, os alunos foram sensibilizados, através de atividades lúdicas e de um diálogo aberto e saudável, a denunciar e não aceitar qualquer tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual. Foram, ainda, alertados para a importância das relações saudáveis, baseadas em princípios e valores tais como a autoestima, o respeito e a tolerância, que são pilares das relações de namoro.

Todos os envolvidos manifestaram a sua satisfação e o seu desejo de, futuramente, participar em momentos de partilha semelhantes a este.

Dulce Barreto e Rosa Monteiro