Programa de Promoção e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Socio-Emocionais para 1º ciclo e Transição para o 2º ciclo – Serviço de Psicologia e Orientação

A equipa técnica do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), dinamizou, ao longo do 2º período, o Programa de Promoção e Desenvolvimento de Competências Pessoais, Sociais e Emocionais para alunos do 1º ciclo. Este programa abrangeu todas as turmas de 3º ano de escolaridade do agrupamento através de quatro sessões temáticas de capacitação neste âmbito: emoções e sentimentos, autorregulação e consciência emocional, estilos de comunicação e assertividade, relacionamento interpessoal/gestão de conflitos e bullying/ciberbullying.

Dinamizou, ainda, na semana de 20 a 27 de junho, sessões de capacitação sobre a Transição para o 2º ciclo a todas as turmas do 4º ano para uma integração mais ajustada aos desafios inerentes à mudança de ciclo e, em alguns casos, mudança de estabelecimento de ensino.

Neste seguimento, verificou-se a necessidade de continuar a dinamizar estas ações de prevenção e promoção de bem-estar e saúde psicossocial.

O balanço destas atividades considera-se positivo e enriquecedor segundo a opinião da comunidade educativa.

Pelo Serviço de Psicologia e Orientação

A Coordenadora do SPO