Programa de Orientação Escolar e Profissional – Serviço de Psicologia e Orientação

No âmbito da Orientação Escolar e Profissional, a equipa técnica do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), dinamizou atividades dirigidas aos diferentes anos de escolaridade (9º, 10º, 11º e 12º anos).

Nos dias 30 e 31 de maio decorreu a atividade intitulada por “Momento de Partilha” entre os alunos de 9º ano e os alunos do Ensino Secundário dos Cursos Científico Humanísticos e dos Cursos de Ensino e Formação Profissional. Procurou-se com esta atividade, criar um momento de reflexão apoiando os alunos finalistas do 3ºciclo, numa tomada de decisão vocacional mais consciente e segura.

No dia 6 de junho, a equipa técnica do SPO, dinamizou uma Sessão de Esclarecimento/Apoio aos Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 9º ano, a fim de enfatizar a importância do papel ativo destes agentes educativos no desenvolvimento vocacional dos filhos. Paralelamente, foi apresentado o Programa de Orientação realizado com os alunos de 9º ano e analisada a oferta educativa do Agrupamento.

Com os alunos do 10º ano foi dinamizada atividade reorientação e apoio no âmbito da OEP, da qual constou a aplicação de um questionário de avaliação da satisfação dos alunos no ensino secundário e análise dos resultados. Neste seguimento, verificou-se a necessidade de dinamizar com os alunos identificados uma ação de capacitação sobre promoção de métodos de estudo que decorreu no dia 7 de fevereiro.

O SPO desenvolveu, ainda, junto de todos os alunos do 11º ano, uma ação de promoção, clarificação e reforço sobre procedimentos a assumir no 12º ano e pós ensino secundário (prosseguir estudos ou integração no mercado de trabalho pós ensino secundário).

No dia 2 de junho, o SPO dinamizou, em estreita colaboração com a entidade Inspiring Future atividades para todos os alunos do 12º ano sobre o acesso ao Ensino Superior, onde, num primeiro momento, todos os alunos do 12º ano, assistiram a uma palestra sobre o Ensino Superior (cursos de interesse, médias e cálculo das médias, pré-requisitos, processo de candidatura, entre outros) e, seguidamente, uma visita à Feira do Ensino Superior (no AEV), onde os alunos puderam explorar as várias ofertas formativas das diversas instituições públicas e privadas que estiveram presentes. Os alunos assistiram, ainda, a diferentes blocos temáticos de acordo com os seus interesses (Saúde e Desporto; Engenharias e Tecnologias; Gestão e Economia; Ciências Sociais e Humanas; Artes e CTESP).

O balanço destas atividades considera-se positivo e enriquecedor segundo a opinião da comunidade educativa.

Pelo Serviço de Psicologia e Orientação

A Coordenadora do SPO