O projeto “Gestão do stress profissional – múltiplas perspetivas e contextos laborais” teve como pretensão permitir aos alunos do 12º ano, do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, conhecer múltiplas perspetivas relacionadas com a gestão do stress profissional, em diferentes contextos laborais, bem como aprender algumas estratégias preventivas. Através desta abordagem, procurou-se atingir os objetivos específicos: definir o conceito de stress; identificar causas e consequências negativas do stress; identificar as técnicas preventivas, de controlo e gestão do stress profissional; conhecer as principais situações geradoras de stress no contexto da prestação de cuidados de saúde; capacitar os formandos de competências emocionais na gestão de stress e de estratégias de coping.
As atividades decorreram nos dias 4 e 5 de julho e contaram com os contributos de vários profissionais:
- o Enfermeiro Sérgio Dias, a desempenhar funções no Hospital de Santa Luzia da ULSAM, que fez uma abordagem introdutória ao stress profissional, explorou a realidade da prestação de cuidados de saúde a nível hospitalar e envolveu os alunos no preenchimento de formulários de avaliação da situação de stress, bem como numa sessão de relaxamento;
- a Dra. Andreia Alves, Psicóloga e Diretora Técnica da Estrutura Residencial para Idosos VilaGerações, da SCMAV, que tratou das questões inerentes ao stress profissional no contexto do lar de idosos, fez uma dinâmica interativa, na qual os alunos foram desafiados a escrever um aspeto positivo e menos positivo de cada colega e envolveu os alunos numa tarefa de reflexão final, em que destacou a importância do conhecimento dos colegas de trabalho para o estabelecimento de relações interpessoais isentas de conflitos;
- a Psicóloga Tânia Sousa, Coordenadora do SPO do AEV, e a professora Fernanda Esteves, de Educação Física, que dinamizaram uma sessão teórico-prática orientada para o stress, mindfulness e dinâmicas de grupo que contemplaram ainda uma caminhada e uma aula de ioga/mindfulness em pleno contacto com a natureza.
A todas estas atividades, os alunos responderam positivamente, envolveram-se nas dinâmicas, interagindo com os dinamizadores, beneficiaram de momentos de maior descontração e alívio de stress, que lhes permitiram concretizar aprendizagens em contextos distintos.
Ana Cláudia Fernandes