Aluna do AEV sagrou-se vice-campeã no Campeonato Mundial de Cálculo Mental “SuperTmatik”

A aluna Inês de Sousa Braga, da turma 9.º C, sagrou-se vice-campeã no campeonato mundial de cálculo mental para alunos do 9.º ano, denominado de SuperTmatik, ao ficar em 2.º lugar do ranking, de entre um total de 47950 participantes, ao calcular o valor de 15 expressões numéricas com várias operações em 42:02 segundos, tal como se pode ver no quadro do top 10, apresentado a seguir.

O aluno Simão Rodrigues Sousa, também da turma 9.º C, ficou na 51.ª posição do ranking do mesmo campeonato. Muitos parabéns!

Participaram nas Finais Online dos Campeonatos Internacionais “SuperTmatik – Cálculo Mental – 2021/22”, realizados por ano de escolaridade, 45 alunos do 3.º ciclo do AEV. No quadro a seguir, podemos observar, por campeonato, ou seja, por ano de escolaridade, as posições do ranking em que cada aluno ficou.

Todos os alunos participantes demonstraram entusiasmo, determinação e vontade de vencer, embora muitos deles não conseguissem disfarçar a emoção e o nervosismo que os envolvia. Cada um dos alunos deu o seu melhor, concentrando-se e procurando terminar a prova no menor tempo possível.

Deixamos, na galeria abaixo, um pequeno registo fotográfico da participação dos alunos nas finais dos campeonatos SuperTmatik, na vertente do cálculo mental.

Para chegarem às finais destes Campeonatos de Cálculo Mental, os alunos tiveram de ultrapassar, durante o 2.º período, três eliminatórias, pelo que, para além dos 45 adolescentes do AEV que chegaram às finais, muitos outros participaram nas fases iniciais destes campeonatos. Agradecemos a todos o empenho e entusiasmo, bem como a elevada seriedade e maturidade que demostraram.

No quadro a seguir, podemos observar o TOP 20 do ranking por países, com base nos resultados de todos os campeonatos SuperTmatik, de cálculo mental, desde o 1.º ao 9.º ano.

Pelo Grupo 500, o professor Atílio Braga, coordenador da realização dos campeonatos escolares “SuperTmatik – Cálculo Mental”, do 3.º ciclo, no Agrupamento de Escolas de Valdevez.