Cidadania e Desenvolvimento – “Caminhada pelo Ambiente”

“Ambiente” é um dos temas propostos no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento para o 10º ano. Dentro deste tema, a turma do 10º B propôs-se fazer uma caminhada na ecovia (troço Arcos-Gondoriz) com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de proteção e preservação do meio ambiente, para a importância de manter os espaços públicos limpos e de recolher lixo nas margens do rio Vez. A caminhada realizou-se no dia 11 de maio e a turma recolheu algum lixo, que a autarquia encaminhou para reciclagem.

No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, os alunos tiveram oportunidade de observar a flora existente nas margens do rio e, usando a os seus dispositivos móveis e a app Seek by iNATURALIST, puderam identificar algumas espécies de plantas. Os dados recolhidos foram usados para a elaboração de um eBook para posterior divulgação no AEVdigital.

Além da parte física da caminhada, no âmbito da disciplina de Filosofia, procurou-se despertar nos alunos a necessidade de uma consciência ecológica, de compreender os impactos causados pela ação do ser humano na natureza. Não basta apenas conhecer os impactos causados pela civilização no equilíbrio ambiental, mas é necessário refletir e tomar consciência do nosso papel na preservação do planeta e agir, mudando hábitos, que se repercutem em pequenas atitudes no dia a dia. Cabe a cada um de nós, cidadãos, praticarmos a consciência ecológica, pensando no presente sem comprometer as gerações futuras, para que possamos viver num mundo melhor, mais justo e ecologicamente equilibrado.

No âmbito da disciplina de Física e Química A, o enfoque foi observar a água do rio ao longo do percurso da ecovia, perceber se existe algum foco de contaminação que coloque em causa a sua qualidade, bem como incutir a importância de manter as margens limpas para preservar a qualidade da água e do ambiente. Cuidar da água é ter uma atitude responsável e cívica.

Para além da vertente ambiental, esta atividade proporcionou exercício físico e um bom momento de convívio entre todos os participantes.

Disciplinas envolvidas, Filosofia, Biologia e Geologia, Física e Química A e Português.

Esta iniciativa foi partilhada com as turmas D e E do 10º Ano, que também fizeram a recolha de lixo na ecovia “Arcos – Santar”.