Programa de Orientação Escolar e Profissional

No âmbito do Programa de Orientação na Carreira, o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas de Valdevez organizou duas atividades dirigidas aos alunos de 9º ano do Agrupamento AEV.

Assim, nos dias 24, 25 e 26 de maio, decorreu a atividade intitulada por “Momento de Partilha” entre os alunos de 9.º ano e os alunos do Ensino Secundário dos Cursos Científico Humanísticos (Ciências e Tecnologias, Artes Visuais, Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades) e Cursos Profissionais (Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, Técnico de Mecatrónica Automóvel, Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico da Qualidade). Procurou-se com esta atividade apoiar os alunos finalistas do 3.ºciclo, para uma tomada de decisão vocacional mais consciente e segura, esperando que esta iniciativa tenha sido de reflexão e de esclarecimento de dúvidas. 

No dia 28 de maio, a equipa técnica do SPO dinamizou uma Sessão de Esclarecimento/Apoio aos Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 3.ºcico, a fim de enfatizar a importância do papel ativo destes agentes educativos no desenvolvimento vocacional dos filhos. Paralelamente, foi apresentado o Programa de Orientação realizado com os alunos de 9º ano e analisada a oferta educativa do Agrupamento.        

De acordo com o feedback recebido, podemos afirmar que ambas as atividades revelaram-se de grande importância para a tomada de decisão.

Por fim, agradecemos a colaboração de todos os envolvidos, sem a qual não seria possível concretizar esta atividade.

Pela Equipa Técnica do SPO

Psicólogas: Ana Alpuim, Débora Gonçalves, Tânia Sousa

Outras Notícias