Projeto Ciência Divertida – Sabadim

Na comunidade científica existe consenso na ideia de que o modo como os indivíduos se relacionam com a ciência está relacionado com as atitudes e valores relativamente à ciência desenvolvidos nos primeiros anos de escolaridade. Considerando que a educação científica e as atividades experimentais devem começar o mais cedo possível, ao longo deste ano letivo, os alunos das turmas G e H, do 9º ano, da E.B. Dr. Manuel da Costa Brandão, Sabadim, trabalharam em parceria com as crianças do pré-escolar com o objetivo de promover o gosto pela ciência, o raciocínio dedutivo e a comunicação científica.

À semelhança de períodos anteriores, neste terceiro período, a docente do 9º ano e as educadoras planificaram atividades de acordo com as aprendizagens esperadas no pré-escolar, levando até aos mais novos a experiência do trabalho de campo e incentivo pelo interesse científico da fauna e flora que os rodeia.

Assim, foi realizada, uma saída de campo em que os alunos tiveram a oportunidade de explorar a biodiversidade do meio envolvente. Neste sentido, os mais pequenos realizaram uma “Caça ao tesouro” em que pistas científicas sobre biodiversidade e sustentabilidade foram colocadas por todo o recinto da escola. Os alunos do 9º ano orientaram os mais jovens no decifrar dessas mesmas pistas fomentando a aprendizagem científica pela descoberta.

O resultado deste projeto foi bastante positivo, demonstrando os alunos um maior grau de competência científica, uma melhor relação interpessoal e curiosidade científica.

Assim se encerra um ano de descoberta científica esperando que para o próximo ano letivo a exploração e experimentação continue!

Joana Dias e Educadoras do Pré-escolar de Sabadim