Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário

Nos dias 29 e 30 de maio, realizou-se, na Assembleia da República Portuguesa, a sessão nacional do Parlamento dos Jovens, iniciativa que já conta com 25 anos. O tema desta edição versava sobre a “Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?” O debate sobre a Saúde Mental, enquanto dimensão da Saúde Pública, tem vindo a ganhar uma maior visibilidade e importância na sociedade atual. Nesta sessão os jovens deputados, representantes de cada círculo eleitoral, reúnem para aprovar a Recomendação final à Assembleia da República sobre o tema em debate em cada edição do Parlamento dos Jovens. O círculo eleitoral de Viana do Castelo fez-se representar pelo Agrupamento de Escolas de Valdevez com os deputados Inês Braga e Cristiano Gaspar e com a aluna Liandra Carvalho, como jornalista, bem como pelo Agrupamento de Escolas de Monserrate e a Escola Secundária de Ponte de Lima. No primeiro dia de trabalhos, o círculo de Viana do Castelo, pertencente à 1ª comissão, reuniu com os círculos de Castelo Branco, Fora da Europa, Leiria, Lisboa e Portalegre. O segundo dia de trabalhos iniciou-se com as Intervenções da Drª Ana Catarina Mendes, Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares e do Deputado Alexandre Quintanilha, Presidente da Comissão de Educação e Ciência, seguindo-se o período de perguntas aos/às Deputados/as da Assembleia da República e finalizando com o Debate da Recomendação à Assembleia da República sobre o tema.

Projeto de Recomendação à Assembleia da República

É de salientar o esforço de todos os envolvidos e destacar o papel imprescindível das professoras responsáveis pelo programa do Parlamento dos Jovens ao nível do Agrupamento, professora Glória Lorga e professora Olinda Barbosa.

Parabéns aos nossos Jovens Deputados!

A equipa do Parlamento dos Jovens