Foi recentemente publicada, com selo da Editora Autografia, a obra Triângulo Retângulo da autoria do professor José Tinoco.

Triângulo Retângulo é uma viagem pelo fantástico mundo da Geometria Euclidiana Plana, isto é, da matemática do mundo que nos rodeia e nos entra diretamente pelos sentidos. Trata-se de um livro que contém alguma matemática elementar (até ao 9.º ano de escolaridade) e muitas outras aplicações e curiosidades que, geralmente, não aparecem nos programas curriculares de Matemática. Assim, é dedicado a todos os alunos, pais e professores, que, devido à falta de tempo ou por desconhecimento, nem sempre encontram as situações mais interessantes ou suficientemente motivadoras onde a matemática está presente.

Apesar de algum caráter intuitivo, o conhecimento matemático tem uma estrutura dedutiva e cumulativa, facto que obriga a estarmos atualizados para assimilarmos conhecimentos novos. Partindo sempre dos conceitos elementares, mas essenciais e profundos, tentando dialogar com o leitor, o autor procura conduzir-nos a novas descobertas, a novas ideias, a outras perspetivas. Por exemplo, sabe mostrar que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180º, dobrando apenas uma folha de papel?

Sem prejuízo do rigor científico da matemática, esta obra pretende contribuir para o aprofundamento da cultura matemática de estudantes, assim como de futuros professores, procurando ao mesmo tempo cativar público não especializado interessado em desmitificar o “bicho papão” que ainda assombra muitas cabeças.

O Professor José Tinoco