“Regras de Circulação na escola”

Os alunos do 1.º A, para assinalarem o Dia Internacional da Matemática, realizaram um percurso pela rua à procura da Matemática.

Ao longo do percurso observaram que, na rua, havia alguns sinais de trânsito para que os peões e automobilistas andassem e conduzissem em segurança. Durante o percurso, os alunos observaram e identificaram diferentes sinais de trânsito, tendo verificado que estes variavam quanto à forma, à cor e ao significado que se atribui a cada um.

Com estes elementos observados na rua surgiu a ideia de se criarem sinais de trânsito e regras para se colocar em diferentes espaços da escola de modo a prevenir alguns acidentes e brigas.

Depois de regras e sinais construídos foi necessário pensar numa forma de mostrar a todos os alunos da escola o trabalho realizado, que foi divulgado através de uma apresentação em vídeo.

Durante a realização deste trabalho promoveram-se momentos de reflexão de como se pode prevenir e melhorar a atitude quando se circula na escola e sobre os perigos que podem acontecer quando não se respeita as regras básicas de circulação, prevenção e segurança.

Os alunos demonstraram muito interesse e entusiasmo pela atividade.

A professora Sandra Martins