O bem-estar emocional da criança afeta os níveis de motivação, de persistência e ainda, a vontade de mudar, de se adaptar às situações e de aprender a lidar com elas. O conhecimento das emoções auxilia a prática educativa proporcionando uma maior perceção sobre a personalidade de cada um e, naturalmente, qual a melhor forma de interagir.

As chaves para o desenvolvimento e crescimento emocional são a consciência emocional e a autorregulação emocional. Saber identificar e expressar o que se está a sentir e, depois de identificar, aceitar, compreender, saber lidar de uma forma construtiva.

A confiança, o otimismo, a alegria de viver, a motivação e a persistência são características naturais da infância. Mas é necessário estimulá-las para que não se percam ao longo do processo de crescimento, à medida que lidam com frustrações e desafios mais complexos.

Quanto maior é a frequência dos momentos de calma e serenidade mais fácil é alcançarem equilíbrio interior, o que proporciona maior capacidade para viver com os inúmeros estímulos que predominam na atual vida quotidiana.

Assim, sob o mote dos “Afetos”, desenvolveu este Jardim de Infância diversas atividades tais como a análise de poemas e textos literários, a visualização de vídeos, a elaboração de cartazes e a criação e execução de uma lembrança para os familiares.

Natércia Ventura, Educadora do JI

Outras Notícias