Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico e Secundário

No passado dia 23 de janeiro de 2023, realizou-se no auditório da Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Valdevez, pelas 10h30, a sessão escolar do Parlamento dos Jovens. O auditório encheu-se plenamente de alunos ávidos de conhecimento, participativos e atentos.

Para esta sessão foram convidadas a Sra. Deputada à Assembleia da República, Dra. Dora Brandão, bem como a Sra. Vereadora da autarquia de Arcos de Valdevez com o pelouro da Educação e da Cultura, Dra Emília Cerdeira que, juntamente com a Diretora do Agrupamento, Dra. Anabela Araújo e dois alunos em representação do projeto do Parlamento dos Jovens, Mariana Guimarães do 9ºE e Mateus Mendes do 11ºD integraram a mesa que orientou os trabalhos.

O tema abordado no presente ano para reflexão, análise e desenvolvimento é a “Saúde Mental nos Jovens – Que desafios? Que respostas?”.

O Parlamento dos Jovens tem como objetivos incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política, sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político, dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses e incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

Os trabalhos decorreram de forma muito participada, tendo os jovens deputados tido oportunidade de colocar diversas questões à Sra. Dra. Dora Brandão, que a todos respondeu com vivacidade e a propósito.

Esta atividade atingiu plenamente os objetivos previamente definidos, tendo decorrido de uma forma positiva. De realçar o esforço conjunto dos jovens deputados e das professoras coordenadoras para que o resultado final fosse de interesse para toda a comunidade.

As coordenadoras do projeto e os jovens deputados agradecem a todos a presença e a participação neste evento.

Parabéns!

A equipa do Parlamento dos Jovens