Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

Os professores de Ciências Naturais do 2.º ciclo, no Agrupamento de Escolas de Valdevez, costumam assinalar, todos os anos, com os seus alunos do 6.º ano, o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), como forma de promover a necessidade de uma alimentação saudável e equilibrada para a manutenção da saúde.

No corrente ano letivo, foi decidido efetuar, durante alguns dias, uma recolha solidária de alimentos, junto da comunidade educativa, para depois distribuir esses alimentos pela população mais carenciada da região, contribuindo assim para o combate a pobreza no Concelho. Esta atividade adquire especial importância neste momento de crise económica, pois esta afeta especialmente a população mais carenciada. Na Escola Básica Padre Himalaya, os alunos da turma 6.º B participaram na publicitação e recolha de alimentos pelas salas de aula; os alunos da turma 6.º C elaboraram e expuseram cartazes alusivos à recolha de alimentos e ao Dia da Alimentação; os alunos das turmas 6.º A e 6.º H cantaram a “Canção da Alimentação” à restante população escolar. A atividade foi coordenada pelos professores de Ciências Naturais, Lurdes Brito e João Silva. Nos ensaios da “Canção da Alimentação”, esteve envolvida a Prof.ª Lindiva Pereira, docente de Educação Musical, assim como os docentes Adriano Gonçalves e Duarte Carvalho, do Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez, que lecionam nesta escola sob o regime de articulado de música. A Professora Lindiva acompanhou ainda os alunos durante a sua atuação final pela escola.

Na Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão, realizou-se, durante a semana de 10 a 14 de outubro, uma recolha solidária de alimentos, envolvendo alunos do 2.º e 3.º ciclos com o intuito de beneficiar famílias carenciadas de alunos das escolas abrangidas. Também foi realizada uma feirinha de “Alimentos saudáveis”, no bufete da escola, envolvendo os alunos do 6.º ano. Esta atividade faz parte do “Projeto Manto-verde” e visou promover hábitos de alimentação saudável, valorizando os produtos regionais e pretendendo, simultaneamente, sensibilizar para a problemática da fome, desnutrição e desperdício alimentar. Assim, os alunos trouxeram para venda produtos hortícolas, frutas da época, sumos de fruta, frutos secos e alguns bolos com reduzido teor em açúcar refinado. O espaço de venda dos produtos alimentares foi decorado com cartazes elaborados pelos alunos que, desta forma, refletiram sobre a importância das escolhas alimentares e as repercussões que as mesmas têm na saúde do organismo e na saúde do planeta, no futuro.

Professores do grupo 230