Desporto Escolar | Dia Europeu do Desporto Escolar

No dia 30 de setembro de 2022, o Agrupamento de Escolas de Valdevez participou, pela 5ª vez, nas Comemorações do Dia Europeu do Desporto Escolar, cujo tema principal foi “Green in Sport – Desportos de Natureza”, integrado na Semana Europeia do Desporto. A iniciativa da União Europeia visa promover o desporto na escola através da prática de 120 minutos de atividade física, na qual cada escola escolhe o seu programa desportivo, para alertar e incentivar a comunidade escolar (alunos, pais, funcionários, professores) para a importância da atividade física.

Este evento contou com a presença dos alunos das turmas do 7.ºD e 8.ºB da EB2,3/S de Arcos de Valdevez mais os alunos do 3.º ano do Centro Escolar num total de 142 alunos mais 12 professores/assistentes operacionais. Foi uma manhã cheia de exercício físico com muitas atividades diversificadas que passaram pelo Atletismo e pelo Rugby, com a colaboração da Academia Desportiva de Arcos de Valdevez e do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez. Na organização do evento para além dos professores de Educação Física estiveram também envolvidos os alunos Tiago Veloso do 7.ºD, Leonardo Cerqueira e Rodrigo Sousa do 10.ºG e Stacy Canossa do 12.ºC.

Na EB de Távora a atividade passou por uma Caminhada na Ecovia do Vez entre Távora e Padreiro (Parque da Fonte Santa), por jogos de estafetas, circuito de manutenção, parque infantil e saltar à corda envolvendo um total de 80 alunos (1.º H e I, 3.º G, 4.º F, 6.º H e 8.º I) e 7 professores/assistentes operacionais.

Na EB de Sabadim os 150 alunos e 14 professores/assistentes operacionais realizaram uma Caminhada na Ecovia do rio Vez com recolha de lixo. A atividade incluiu todas as turmas do 2.º e 3.º ciclos. Foi uma manhã que correu muito bem, os alunos mostraram-se muito felizes e participativos no objetivo que se pretendia: cada turma recolheu 1 saco de lixo, minimizando assim os estragos do homem na natureza.

O Clube do Desporto Escolar e os grupos de Educação Física deste Agrupamento agradecem a presença e empenho de todos os que participaram nesta iniciativa.

#AEValdevez #desporto #desportoparatodos #desportoescolar #BeActive #DesportoEscolarAtivo #DEemMovimento #OMaiorClubeDePortugal #ESSD2022

A Coordenadora do Desporto Escolar | Paula Brites Cunha