Caminhada na Ecovia – Sustentabilidade Ambiental

No passado dia onze do mês de maio, quarta-feira, as turmas D e E do décimo ano de escolaridade realizaram uma caminhada na Ecovia do Vez, percorrendo o trajeto sul, entre as localidades de Jolda S. Paio e Santar, atividade integrada nos respetivos Projetos de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito da Educação Ambiental, em concreto da Sustentabilidade do Património.

Tendo por base a recolha e seleção de resíduos no percurso realizado, a atividade intentava, como objetivos prioritários, o reconhecimento da importância da sustentabilidade ambiental, o desenvolvimento de ações práticas em prol do património ambiental e, ainda, o envolvimento em ações concertadas com entidades da comunidade local, evidenciado na colaboração, inquestionavelmente desprendida e pronta, da Câmara Municipal, na pessoa da Engenheira Salete, a qual providenciou toda a ajuda necessária, nomeadamente na recolha dos resíduos coletados. A atividade decorreu de forma muito participada, tendo os alunos envolvidos tido oportunidade de resolver problemas de natureza concreta, explorando soluções alternativas e escolhendo estratégias de resolução adequadas, bem como a colaboração com os seus pares para atingir objetivos de trabalho.

Deste modo, é de considerar que a atividade atingiu plenamente os objetivos previamente definidos, e, nesse sentido, a avaliação é, em absoluto, muito positiva, facto patente, aliás, na quantidade de resíduos recolhidos no percurso efetuado. Esta iniciativa foi partilhada com a turma B do décimo ano de escolaridade, a qual também procedeu à recolha de lixo na ecovia, percorrendo o trajeto norte, entre as localidades de Arcos e Gondoriz. Em jeito de conclusão, é de salientar e, até, enaltecer, o esforço conjunto de todos os envolvidos, alunos e professores, cujo contributo foi fundamental para alcançar um resultado final de interesse para a comunidade, em particular para o património ambiental.

Pelos professores Paulo Barros e Paulo Barbosa (respetivos DT)