O impacto da Covid-19 no contexto escolar

Projeto de Cidadania e Desenvolvimento – 10.ºE

No decurso dos segundo e terceiro períodos, a turma E do décimo ano de escolaridade, no âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento, implementou um estudo, ainda que simplificado e adequado ao nível de escolaridade, respeitante ao impacto que a Covid-19 poderá, eventualmente, ter tido no contexto escolar, em particular nos alunos do Ensino Secundário.

Tendo por base a recolha de informação no seio da comunidade escolar, em concreto entre os alunos que frequentam os três níveis do Ensino Secundário, a atividade intentava, como objetivos prioritários, reconhecer o impacto na saúde pública escolar de uma pandemia, desenvolver ações em prol da defesa da saúde mental e a participação e envolvimento em ações concretas/concertadas com entidades da comunidade escolar, o que ficou evidenciado na colaboração, inquestionavelmente desprendida e pronta, do SPO escolar, na pessoa da Dra. Tânia Sousa, a qual providenciou toda a ajuda possível, nomeadamente na orientação relativamente à elaboração dos questionários. Nesse sentido, após a distribuição de questionários, previamente elaborados, a alunos de diversas turmas do Ensino Secundário, regular e profissional, a turma procedeu ao tratamento estatístico das respostas obtidas, construindo, na sequência, um Knovio, no qual compilou as conclusões alcançadas. A atividade decorreu de forma muito participada, tendo os alunos envolvidos tido oportunidade de resolver problemas de natureza concreta, explorando soluções alternativas e escolhendo estratégias de resolução adequadas, bem como a colaboração com os seus pares para atingir objetivos de trabalho. Deste modo, é de considerar que a atividade atingiu plenamente os objetivos previamente definidos, e, nesse sentido, a avaliação é, em absoluto, muito positiva, patente, aliás, no produto final obtido, sob a forma de um Knovio, significativamente exaustivo e pertinente, entretanto publicado na página e Facebook do Agrupamento, bem como partilhado em diversas equipas do Teams.

Em jeito de conclusão, é de salientar e, até, enaltecer, o esforço conjunto de todos os envolvidos, alunos e professores do conselho de turma, cujo contributo foi fundamental para alcançar um resultado final de interesse para a comunidade, em particular no domínio da saúde pública.

Professor Paulo Barbosa, Diretor de Turma

Questionário Impacto da COVID-19 na saúde